Um segmento muito curioso é o desse tal de off-road de boutique. As marcas empetecam seus modelos, na grande parte compactos, com ares de um fora de estrada. Mas só isso! Na verdade são veículos para enfrentar o trânsito e os buracos das cidades e não as estradas de terra. Pois bem, quem começou com toda essa história foi a Fiat que, no final da década de 1990 inventou a tal da Palio Weekend Adventure. Daí já sabe né, todo mundo foi atrás. A Toyota não quis ficar atrás e lançou, em outubro do ano passado, o seu compacto Etios Cross. Escolhemos, para avaliá-lo, a enfermeira Michelle Gama, 26 anos, que vai comprar seu primeiro carro.
A primeira vista, Michelle não titubeou: ” O Toyota Etios Cross me agradou. É uma apresentação mais moderna, esportiva e agressiva.” O Etios Cross é a tal da versão fora-de-estrada do compacto fabricado em Sorocaba (SP) que é baseado na versão topo de gama XLS com motorização de 1.5 litro flex. Assim como os demais modelos de proposta aventureira, o Etios Cross possui o visual ornamentado com muitas peças plásticas. Grade frontal com desenho próprio, para-choques redesenhados, apliques nas laterais e caixas de roda, além de barras longitudinais no teto, deixam o compacto com uma aparência um tanto robusta, porém exagerada. Do lado de dentro, as mudanças ficaram limitadas ao nome da versão bordado nos bancos.
Algumas informações mercadológicas: de acordo com a própria Toyota, o Etios Cross concorre com os pseudo fora de estrada Hyundai HB20X Renault Sandero Stepway e dos Volkswagen CrossFox e Gol Rallye Os rivais, entretanto, oferecem transmissões automática ou automatizada como opcional, fazendo o carro da marca japonesa entrar na briga em uma baita desvantagem.
Além da controversa roupagem aventureira, o Etios Cross sai de fábrica equipado com airbags frontais, freios com ABS (anti-travamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico (na configuração XLS a regulagem dos espelhos é manual), faróis de neblina, rádio com CD player, MP3 e entrada USB, entre outros itens. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm desenho exclusivo. “Tais ítens de segurança se fazem adequados hoje em dia”, diz Michelle.
Há quem goste e quem não goste do cabamento interno do Toyota Etios Cross. Michelle é um,a delas que não gostou muito: “Deixa a desejar um pouco, afinal também pagamos por isso no valor do carro.” Embora tenha recebido melhorias na linha 2014 – como apliques em plástico preto brilhante no painel e nos puxadores das portas -, o Etios Cross ainda apresenta materiais de qualidade inferior. Algumas peças têm parafusos aparentes e faltam mimos, como computador de bordo, travamento automático das portas e vidros com função “um-toque” ao menos para o motorista. A Toyota, no entanto, acertou ao disponibilizar no modelo o volante de base achatada com comandos do som e revestido em couro do Corolla. “ O legal é que a acessibilidade aos controles é boa. Além disso ele é confortável e espaçoso. A acessibilidade é muito boa!”, diz Michelle.
O Toyota Etios Cross é equipado com o mesmo 1.5 litro de 16 válvulas e 96,5 cv de potência, que em sintonia com o bem escalonado câmbio de cinco velocidades e garante agilidade ao compacto no trânsito da cidade. Na estrada, o Etios Cross também vai bem e mostra esperteza em retomadas de velocidade sem a necessidade de constantes reduções de marcha por conta da boa elasticidade do motor.”Não imaginava que ele andava tanto assim. A saúde do motor é excelente. Gostei. Parece que estou dirigindo um carro 2.0”, fala Michelle.
Enfim, o Toyota Etios Cross é isso mesmo. E Michelle finaliza suas opinião: “Para pessoas que gostam de carro de porte pequeno e simples ele é mais do que indicado. E hoje, em vista do que vivemos em relação a congestionamento seria um carro eu imagino econômico, o que ajuda muito em relação a custo. Infelizmente não compraria um porque acho o preço um pouco salgado – R$ 46.660,00. Por esse valor compro um carro maior”.
Fotos: Jorge Ribeiro