PHINIA inicia suas operações registrando US$ 887 milhões em vendas no segundo quartil

Empresa detentora das marcas Delphi, Delco Remy® e Hartridge alcanca lucro operacional ajustado de US$ 94 milhões

Após o início formal de suas operações, a PHINIA, grupo detentor das marcas Delphi, Delco Remy® e Hartrige apresentou os resultados oriundos do segundo quartil contábil de 2023, compreendendo os meses de maio a junho, para o mercado financeiro global, em setembro.

Com foco no desenvolvimento de sistemas de combustão de alta performance, sistemas elétricos e componentes para o aftermarket, a companhia com sede em Alburn Hills, Michigan/EUA, reafirmou suas expectativas para 2023, tendo operado durante os primeiros quatro meses do ano ainda como parte da BorgWarner.

Já como uma organização independente, a empresa obteve um aumento de vendas no período de 11,4% em relação ao segundo quartil de 2022, totalizando US$ 887 milhões. O lucro operacional foi de US$ 56 milhões e o lucro operacional ajustado de US$ 94 milhões. O lucro líquido foi de US$ 35 milhões.

Entre os destaques está um importante prêmio comercial recebido pelo fornecimento de injetores a um cliente OEM europeu no segmento de veículos pesados em conformidade com a norma de emissões Euro 7.

Nos Estados Unidos, a PHINIA foi selecionada como principal parceira de um projeto do Departamento de Energia dos Estados Unidos, anunciado em 19 de maio de 2023 e financiado pelo governo americano. A iniciativa tem por objetivo avançar com as pesquisas, o desenvolvimento e a implementação de tecnologias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que contará com as inovações em injeção direta e média pressão de hidrogênio desenvolvidas pela empresa.

Na Ásia, a corporação conquistou um importante contrato para o fornecimento Unidades de Controle de Domínio de Trem-de-Força (PDCU) para um grande cliente no segmento OEM (montadoras de veículos).

Uma nova organização, com tradição de mais de um século na indústria automotiva

Oficializada como uma corporação independente em 05 de julho de 2023, após concluir a cisão com a BorgWarner, a PHINIA já nasce grande e com a tradição e a expertise dos maiores conglomerados globais do setor. Detentora das marcas Delphi, Delco Remy® e Hartridge, a companhia acumula mais de um século de inovação e pioneirismo no desenvolvimento de soluções tecnológicas para os segmentos de OEM, tendo as maiores montadoras do mundo como clientes e no aftermarket, onde se notabiliza pela forte presença junto ao mercado de reposição, com tecnologia e serviços diferenciados.

Presente em 20 países, com 44 diferentes instalações, entre fábricas, centros de tecnologia e escritórios de representação comercial, a empresa emprega 12.900 funcionários, sendo 1.500 destes engenheiros, cientistas e técnicos envolvidos em atividades ligadas a P&D (pesquisa e desenvolvimento). Nesse sentido, a PHINIA se destaca entre os líderes globais no desenvolvimento, projeto e fabricação de componentes e sistemas integrados que otimizam o desempenho, aumentam a eficiência e reduzem as emissões em combustão. Atua também na propulsão híbrida para veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões médios e pesados, ônibus e outras construções fora de estrada, aplicações marítimas, agrícolas e industriais) e veículos leves (carros de passeio, caminhões, vans e utilitários esportivos).

No segmento do OEM fornece soluções para os principais fabricantes de equipamentos originais, buscando atender e exceder os requisitos regulatórios mundiais, cada vez mais rigorosos e satisfazer a demanda dos consumidores ávidos por uma experiência personalizada, independente do canal de relacionamento. Além disso, possui uma ampla gama de soluções de serviço de equipamento original (OES) e produtos remanufaturados, bem como um portfólio voltado para o mercado de reposição independente.

Portfólio de soluções

A empresa possui um extenso portfólio de equipamentos originais de injeção de combustível, módulos de gerenciamento de combustível, turbos, motores de partida, alternadores, sensores, módulos de controle eletrônico e software associado.

Vale destacar que a PHINIA também fabrica e comercializa produtos para os principais stakeholders do mercado de reposição, incluindo varejistas independentes e distribuidores atacadistas. Além da gama de produtos OEM, disponibiliza ao segmento de reposição independente novos produtos e remanufaturados, como equipamentos de diagnóstico, bobinas, cabos e velas de ignição, freios, direção, suspensão entre outros.

Presença global diversificada 

O faturamento da PHINIA é diversificado entre regiões, produtos e clientes. Em 2022, a companhia obteve 39% de sua receita da Europa, 41% das Américas e 20% da Ásia. Além disso, 24% das vendas líquidas em 2022 foram para veículos comerciais de equipamentos originais e aplicações industriais, 44% foram para veículos leves de equipamentos originais, 11% foram para OES e 21% para clientes independentes do mercado de reposição.

A base de clientes é variada. Para se ter uma ideia, apenas um deles representou mais de 10% das vendas líquidas em 2022 (a General Motors respondeu por 12% das vendas líquidas), sendo que os cinco principais clientes responderam por um total de aproximadamente 32% das vendas líquidas.

Pesquisa & Desenvolvimento

A PHINIA possui sua própria equipe de P&D, que inclui engenheiros e técnicos envolvidos nos projetos globais da empresa. Neste sentido, a companhia opera em suas instalações testes com protótipos, incluindo medição e calibração; testes de ciclo de vida e dinamômetro, laboratórios de teste e validação. Além disso, possui estreita colaboração com OEMs, buscando antecipar suas necessidades futuras de soluções, nas quais o time de P&D concebe, projeta, desenvolve, testa e valida novos componentes e sistemas proprietários.

As despesas líquidas em P&D como percentual das vendas líquidas foram de 3,1%, 4,1% e 4,4% nos exercícios findos em 31 de dezembro de 2022, 2021 e 2020, respectivamente.

Vale ressaltar que a corporação possui direitos sobre cerca de 2.260 patentes e pedidos de patente ativos nacionais e estrangeiros pendentes ou em preparação e que recebe royalties de licenciamento de direitos de patente para terceiros.

Promovendo um amanhã livre de carbono

Ciente da necessidade da redução das emissões de gases de efeito estufa para o esforço ao combate às mudanças climáticas, a PHINIA lidera o mercado por meio da entrega de sistemas de combustível e soluções de pós-venda para promover a sustentabilidade e um futuro livre de carbono, como explica Amaury Oliveira, Vice-Presidente de Aftermarket da PHINIA para a América do Sul: “Focamos investimentos para permitir que os motores a combustão funcionem com desempenho e eficiência máximos, mantendo veículos e aplicações industriais funcionando por mais tempo para reduzir sua substituição. Esta abordagem é combinada com programas de remanufatura para construir um modelo circular de mobilidade sustentável”. Além disso, a empresa trabalha continuamente numa vasta gama de dispositivos voltados para uso com combustíveis alternativos e renováveis, oferecendo um potencial para uma maior sustentabilidade, como biodiesel, etanol, metanol e hidrogênio, que têm o poder de reduzir drasticamente as emissões de carbono.

Como exemplo, Oliveira cita a linha de injetores diesel fornecidos para o mercado local e os recentes componentes para injeção de hidrogênio combustível, já disponíveis no mercado externo: “Temos uma linha de componentes de injeção diesel para os mais diversos tipos de veículos que oferece a melhor performance e desempenho, como nossos injetores diesel, injetores EUI e sistemas common rail da marca Delphi. São produtos reconhecidos e prestigiados pelo mercado, que trazem a mais alta tecnologia e precisão na injeção de combustível, garantindo a máxima eficiência operacional e reduzidos níveis de emissões. No mercado europeu já oferecemos uma linha de injetores de GNC (Gás Natural Comprimido) para veículos movidos a gás natural comprimido e injetores de gás hidrogênio comprimido para a nova geração de veículos movidos a hidrogênio. Acreditamos que futuramente também ofereceremos estas soluções no mercado local, conforme a demanda.”

Para o executivo o futuro da mobilidade será multiplataforma, com várias soluções disponíveis, de acordo com a necessidade de cada segmento: “Aumentamos em cerca de 20% nossos investimentos em tecnologia e engenharia para garantir um desenvolvimento rápido e preciso no que diz respeito a fontes de energia renovável e como tornar a tecnologia mais limpa. A PHINIA tem em seu portfólio de aftermarket, com a marca Delphi, produtos destinados a carros elétricos e híbridos. Porém, o foco de atuação da empresa está voltado para a fonte de combustíveis renováveis como hidrogênio verde e etanol.”.

Oliveira acrescenta que o Brasil tem uma participação importante no processo de P&D das novas tecnologias: “A operação brasileira participa ativamente do desenvolvimento das novas tecnologias. Temos a presença de profissionais de nossa engenharia trabalhando em conjunto com os times globais nos diversos projetos sendo atualmente realizados mundialmente”.

A importância do mercado brasileiro na estratégia global da marca

Com duas plantas industriais e cerca de 1,2 mil funcionários, a PHINIA reconhece o Brasil como um dos mercados prioritários em sua estratégia global de negócios, devido ao protagonismo do país no cenário internacional, com a adoção de matrizes de energia renováveis para a mobilidade, como o etanol e o biodiesel. Essa condição faz do mercado local uma região naturalmente atraente nas metas da empresa, tanto para seus objetivos comerciais, como também no desenvolvimento de novas tecnologias, como descreve Amaury Oliveira: “O Brasil é extremamente estratégico para PHINIA, hoje a região das Américas representa mais de 40% do faturamento da empresa e concentra o maior número de unidades produtivas. Sabendo do futuro promissor da América do Sul no fornecimento de componentes, a PHINIA mantém os negócios e investimentos no Brasil principalmente por ser um polo de produção e distribuição para as outras regiões. Além disso, conquistamos uma posição privilegiada no fornecimento de componentes para segmentos estratégicos, como o de veículos pesados, tanto nas vendas de produtos originais (OEM), como para reposição. “

Para 2023 os esforços serão para reforçar a presença da nova marca e seus pilares junto ao mercado, sem, contudo, deixar de trabalhar na comunicação de suas subsidiárias, seguindo uma estratégia bem definida de posicionamento em relação a concorrência: “A PHINIA se apresentará ao mercado com suas marcas como a Delphi, Delco Remy® e Hartridge. Os produtos já são destaque conhecidos pelas montadoras e pelos mecânicos há mais de 100 anos. A PHINIA atuará como marca corporativa que dá nome ao grupo”, finaliza Amaury Oliveira.

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