Marca britânica de carros de luxo será o único fabricante presente em todas as formas de corridas de endurance globais e na Formula 1 em 2025
Um protótipo da versão de corrida do atualíssimo hypercar Aston Martin Valkyrie assumirá o desafio para o qual foi concebido ao levar a Aston Martin a lutar pela vitória no geral nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2025.
Por meio do inestimável apoio e retaguarda do parceiro vencedor de campeonatos de endurance da Aston Martin, Heart of Racing, pelo menos um Valkyrie de corrida será inscrito pela Aston Martin nas provas mais importantes do Mundial de Endurance e da série IMSA a partir de 2025. Isso significa que o protótipo Valkyrie participará de três dos mais notáveis eventos do automobilismo: Le Mans, 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring.
Lawrence Stroll, chairman executivo da Aston Martin Lagonda, disse: “Performance é a força vital de tudo o que fazemos na Aston Martin, e o automobilismo é o que melhor expressa essa busca pela excelência.”
“Estivemos presentes em Le Mans desde os primeiros dias, e ao longo dessas gloriosasjornadas conseguimos vencer Le Mans em 1959 e nossa classe 19 vezes nos últimos 95 anos. Agora vamos voltar ao cenário desses triunfos iniciais visando a escrever uma nova história com um protótipo de corrida inspirado pelo carro de produção mais rápido que a Aston Martin já construiu.”
“Em adição à nossa presença na Fórmula 1, a volta da Aston Martin ao topo das corridas de Endurance nos permitirá construir uma conexão mais profunda com nossos clientes e comunidade, muitos dos quais encontraram sua paixão pela marca por meio do nosso sucesso em Le Mans no passado. E, naturalmente, a complexa base de conhecimentoque está adquirindo via nossa equipe de Fórmula 1 são os dados que a Aston Martin Performance Technologies pode aproveitar para melhorar ainda mais as capacidades do Valkyrie de corrida em Le Mans, no Mundial de Endurance e na IMSA. Da mesma forma que nosso aprendizado pelas corridas de Endurance alimentará diretamente nossos programas de carros de rua, ampliando ainda mais a performance de nossos produtos. Gostaria de agradecer a Gabe Newell e à Heart of Racing pela parceria com a Aston Martin neste programa. Estou ansioso em trabalhar com ele e sua equipe, já que ambicionamos o sucesso na maior corrida de endurance de todas.”
O automobilismo faz parte da história da Aston Martin. Seu nome é sinônimo de glória nas corridas de Endurance, com a estreia da marca em Le Mans se dando apenas cinco anos depois que a corrida foi realizada pela primeira vez em 1923. Desde então, os carros adornados com as famosas asas conquistaram nada menos que 19 vitórias na classe no mundialmente famoso evento francês, incluindo o inesquecível triunfo na geral em 1959 com o icônico DBR1 dirigido por Roy Salvadori (GBR) e Carroll Shelby (EUA).
O Valkyrie AMR Pro foi originalmente projetado e desenvolvido para atender ao regulamento dos hypercarros e agora a Aston Martin Performance Technologies, situada no recém-construído AMR Technologies Campus (co-locado com o quartel-general da Aston Martin Aramco Cognizant Formula 1 em Silverstone), iniciou a missão de desenvolver o protótipo de uma versão de competição do Valkyrie dentro de uma aerodinâmica pré-definida e uma janela de performance de potência que a deixe em paridade com seus competidores no Mundial de Endurance. Será então homologado para a disputa dos Hypercars do Mundial de Endurance e da IMSA GTP antes da temporada 2025.
O chassi de fibra de carbono otimizado para corrida do Valkyrie usará uma versão modificada do sensacional motor V12 aspirado Cosworth de 6.5 litros, que na configuração padrão atinge 11.000 rotações por minuto e potência superior a 1.000 cavalos. A unidade de força será ainda mais melhorada para incorporar as críticas exigências do balanço de performance da classe Hypercar, e desenvolvida para resistir aos rigores de uma competição de longa duração de alto nível. Como o Valkyrie AMR Protrack-car, o sistema híbrido bateria-eletricidade característico do Valkyrie de especificação de rua não está no carro de corrida.
Uma vez homologado, a equipe Heart of Racing será a ponta de lança dos programas da Aston Martin tanto no Mundial de Endurance quanto na IMSA, enquanto o Valkyrie de corrida se tornará o primeiro hypercar puro-sangue a participar dos dois campeonatos e o único entre seus rivais cujas origens vêm de um carro de produção.
Fundada em 2014 pelo empresário e filantropo norte-americano Gabe Newell, a Heart of Racing arrecada dinheiro para a Seattle Children’s Cardiology Research Fund (entre outras causas admiráveis). A equipe HoR, baseada nos Estados Unidos, foi idealizada em 2020 e tem sido parceira da Aston Martin desde sua concepção, competindo predominantemente com o mais do que bem-sucedidoVantage GT3 em duas classes GTD da IMSA.
Tendo levado a Aston Martin ao seu primeiro título na classe GTD da IMSA em 2022 com Roman de Angelis, formado na academia da AMR, HoR conquistou a primeira vitória na classe nas 24 Horas de Daytona em janeiro, com o diretor principal Ian James, Darren Turner e Marco Sorensen, bicampeão da GT no Mundial de Endurance, também pilotando. A HoR também estreou nas 24 Horas de Le Mans com o Aston Martin Vantage GTE em junho passado, terminando em sétimo e garantido até o final da temporada 2023 do Mundial de Endurance.
Ian James, diretor principal da Heart of Racing, comentou: “É um privilégio poder trazer a Aston Martin de volta ao topo das corridas de endurance com a Heart of Racing.”
“Nossa equipe cresceu exponencialmente desde que começamos a correr com as famosas asas em Daytona em 2020. Nós entendemos e estamos alinhadoscom o espírito da marca. Desenvolvemos nossos próprios sistemas e tecnologias para extrair o máximo de performance dos carros com os quais competimos. Nossa compreensão do Valkyrie é forte e temos trabalhado muito próximos a ele graças aos nossos programas de ativação com os clientes já há dois anos.”
“A equipe HoR tem grandes ambições em corridas de longa duração e esta é certamente a hora certa para entrarmos nas principais divisões do Mundial de Endurance e da IMSA, além de desafiar a todos no geral. Esta não é uma meta fácil, mas com nossos parceiros e o apoio da Aston Martin Performance temos todas as ferramentas e capacidades para atingir nossos objetivos.”
A entrada da Aston Martin na classe Hypercar significa que o fabricante britânico de carros esportivos ultraluxuosos terá presença em todos os aspectos das corridas de longa duração, desde o “gentleman driver” até o topo do automobilismo. De fato, de 2025 em diante, a Aston Martin será o único fabricante competindo em todos os níveis de carros esportivos, GT (da Hypercar à GT4) e Fórmula 1.
Isso está sendo possível graças ao adicional anúncio de que a Aston Martinestá comprometida em construir e preparar os totalmente novos carros de LMGT3 dentro do regulamento de 2024, em substituição à atual classe GTE no Mundial de Endurance.
O novo GT, esperado para competir no Mundial de Endurance, na IMSA e na GT World Challenge Series, bem como em vários campeonatos regionais, estará disponível para os atuais parceiros da Aston Martin e potenciais clientes para compra e competição no início da temporada de corridas de 2024.
A introdução de um novo GT de corrida marca o final de um notável capítulo da história da Aston Martin Racing com a atual geração do Vantage, inquestionavelmente o mais bem-sucedido carro de corrida já produzido pela Aston Martin. Desde sua estreia em 2018, o Vantage GTE conquistou quatro títulos mundiais, incluindo dois de pilotos, um de fabricantes e outro de equipes, bem como três vitórias na classe nas 24 Horas de Le Mans.
O variante GT3 também já alcançou a glória, tendo vencido a divisão GTD da IMSA nas 24 Horas de Daytona deste ano. Vencedor em sua classe nas 24 Horas de Spa, foi campeão de sua categoria na GTWC eo primeiro Aston Martin a vencer um campeonato de carros esportivos no Japão, com a D’station Racing levando o título da Super Taikyu em 2021. O Vantage GT4 é um múltiplo campeão de inscrições de GT adorado por amadores e “gentlemen drivers” em razão de seus atributos de dirigibilidade. É o mais bem-sucedido e popular carro de GT atualmente competindo nos Estados Unidos.
Adam Carter, chefe da área de Endurance da Aston Martin, observou: “Estamos inaugurando um novo capítulo para a Aston Martin nas corridas de longa duração. Como fabricante, a Aston Martin tem uma consistente trajetória de sucesso em nível de campeonatos mundiais e, por meio dos esforços da Heart of Racing, agora também na IMSA.”
“O Valkyrie nos devolve ao topo do automobilismo esportivo e, junto com nossos parceiros, estamos absolutamente confiantes em entregar um carro de corrida com potencial e capacidade de performance para lutar juntamente com a maquinaria de referência na classe. Fazer isso em cooperação com uma operação comprovadamente capaz de ganhar títulos como a Heart of Racing é a garantia de termos todo o necessário para competir a partir de uma base competitiva. É um programa fascinante, uma vez que se trata do único Hypercar da categoria com sinergias diretas com o carro de rua do qual se origina, mas o conceito do Valkyrie sempre pretendeu ultrapassar os limites. E agora temos a oportunidade de mostrar o que ele pode fazer nas pistas.”
“Ao confirmar o comprometimento da Aston Martin com os novos GT3 e GT4, sinalizamos nossa intenção de brigar pela vitória em todos os níveis do automobilismo, agora e no futuro.”