Especialista dá dicas de como proteger o seu carro nessa época do ano
As altas temperatura, causadas pelo El Niño, estão causando estragos! Não só a nossa saúde precisa de cuidados especiais com o calor intenso registrado nos últimos dias em todo o país. Quando falamos sobre os automóveis, a história não é diferente: diversos itens dos veículos também podem ser prejudicados com o excesso de sol e a falta de manutenção correta das peças.
Pensando nisso, Tiago Reichert, Diretor de Merchandise da AutoZone Brasil, preparou cimco dicas para os condutores evitarem os danos causados por essa onda de calor histórica. Vamos a elas:
Cuidados com o ar-condicionado
Um dos itens mais usados no calor é o ar-condicionado. A maioria dos manuais de proprietário, redigidos pelas próprias fabricantes, indicam a troca do filtro do ar a cada seis meses. Por isso, um bom primeiro passo é verificar se esse serviço está em dia e se há obstrução dos dutos.
Verifique os filtros do motor
Uma importante prevenção para esse item é verificar o nível do líquido do radiador regularmente e sempre limpar o compartimento do motor, para garantir que tenha poucos resíduos de óleo.
Além disso, grande parte dos veículos conta com um sistema de alerta, como uma luz ou um ponteiro, que acende ou fica vermelho quando identifica que o motor está muito quente. Caso isso aconteça, é necessário que você pare o veículo e o desligue na hora, para evitar danos às juntas ou ao cabeçote.
Fique de olho nas borrachas das portas
A vedação das portas e dos vidros dos veículos é feita praticamente toda por borrachas. Por isso, é importante mantê-las limpas e hidratadas, principalmente as expostas ao sol, para evitar eventuais rachaduras e ressecamentos. Os raios ultravioletas podem alterar as propriedades do material e até mesmo causar danos das colas usadas no contorno dos vidros.
Acerte a calibragem dos pneus
Uma dica importante quando falamos desse item é que o condutor prefira calibrar os pneus logo pela manhã, sem ter rodado muito, para garantir a pressão ideal. Porque o ar tende a se expandir quando é aquecido e isso significa que a temperatura pode estar mascarando a calibragem exata dos pneus do seu carro.
Invista em produtos que protegem a pintura
A carroceria é a parte mais exposta aos raios solares. Evite deixar o carro exposto ao sol por muito tempo, a fim de evitar danos à pintura. O enceramento também é um cuidado que garante proteção extra à pintura do carro em época de sol forte e calor. Além de dar brilho, a cera protege contra os raios solares, evitando que a pintura fique ressecada e opaca. Escolha uma boa cera e faça a aplicação pelo menos 1 vez por mês.