Mau condicionamento de peças comprometem a dirigibilidade e segurança na frenagem
O sistema de freio é composto pelos pedais, pastilhas, discos, sapatas, tambores, cilindros, reservatórios, mangueiras e fluído. Qualquer problema em um desses componentes compromete seriamente toda frenagem. Todos os componentes da parte dianteira e traseira dos freios devem checados na revisão para o bom funcionamento de todo o sistema.
A sapata de freio, por exemplo, presente no sistema de freio a tambor auxilia no desaceleramento das rodas. Localizada nas rodas traseiras, é composta por uma lona de freio colada sobre uma ferragem metálica que acompanha a forma arredondada do tambor.
Ronilso da Silva Toledo, técnico da Fras-le, explica que uma vez acionado o pedal do freio, o cilindro de roda pressiona as duas sapatas sobre a lona e contra o tambor — o que gera uma força de atrito que faz com que a roda desacelere. “O desgaste excessivo das sapatas provoca ruídos e trepidações, além de diminuir a força e qualidade da frenagem, colocando em risco o veículo e seus ocupantes Por isso, a qualquer sinal de corrosão ou trincas, essas peças precisam ser substituídas”, complementa.