Como identificar peças da suspensão do veículo desgastadas

Fortes barulhos originados no sistema de suspensão, vazamento de óleo no  amortecedor e pneus com desgaste irregular podem indicar peças danificadas

Composto por diversos componentes, entre eles, amortecedor, mola, bandeja, bucha, pivô, coxim, barra estabilizadora  o sistema de suspensão desempenha papel fundamental no veículo. Por isso, o motorista deve ter atenção aos sinais que podem indicar o comprometimento do sistema. “Ruídos originados na suspensão podem estar relacionados a bieletas com folga, desgaste das buchas de borracha, terminais de direção e axiais folgados, pivô ou coxins danificados”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata. Existe ainda os amortecedores que se estiverem desgastados transmitem as irregularidades do solo para a carroceria do veículo, podendo ocorrer instabilidade na direção. A falta de estabilidade causada pelo desgaste dos amortecedores vai comprometer a segurança e o conforto dos ocupantes.

Vazamento de óleo no amortecedor aponta que ele deve ser substituído imediatamente, pois a peça não vai conseguir executar a função para a qual foi desenvolvido.

Pneus sem contato adequado com a via ao trafegar por irregularidades também indicam problemas no amortecedor e, consequentemente, desgaste acentuado e irregular dos pneus.

“É recomendado fazer inspeções periódicas em todo o sistema de suspensão, pois há algumas peças que podem estar danificadas precocemente em função do tipo de operação e modo de condução do veículo” alerta Leandro. Molas desgastadas não fazem barulho, apenas o veículo perde altura.

A recomendação é fazer um check-up preventivo completo da suspensão, a cada 10.000 km, após 40.000 km rodados ou quando o veículo apresentar algum indício de desgaste.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes