O F-Type Project 7 é a versão mais recente lançada pela Jaguar para a linha de esportivos F-Type, cuja revelação será amanhã, dia 26 de junho, durante a abertura do Festival de Velocidade de Goodwood 2014, Grã-Bretanha.
O F-TypeProject 7 é o veículo de performance mais poderoso da Jaguar e o primeiro lançamento da equipe de Operações Especiais da Jaguar Land Rover. Ele será produzido como uma edição exclusiva e limitada de apenas 250 unidades. Ele terá uma carroceria roadster única, conforme o carro-conceito recentemente apresentado, em tributo a um dos mais famosos e icônicos Jaguares de corrida da história: o tricampeão de Le Mans D-Type, que neste ano comemora 60 anos (a Jaguar já comemorou sete vitórias na competição).
O Jaguar F-Type Project 7 é equipado com motor 5.0 V8 supercharged de 575cv de potência o que permite que a carroceria inteiramente em alumínio – com 1.585 kg – alcance 0-100km/h em 3,9 segundos, e velocidade limitada a 300km/h. O F-Type Project 7 atende totalmente às legislações para trafegar como carro de passeio, possui um teto removível e porta-malas de 196 litros.
As rodas traseiras recebem força por meio da transmissão automática de oito velocidades Quickshift e pela segunda geração do sistema de diferencial eletrônico Electronic Active Differential (EAD). O sistema de freios de cerâmica e carbono, disponível como opcional no F-Type Coupé R, é um item de série no F-Type Project 7, proporcionando ao motorista freadas potentes e consistentes para um veículo superesportivo.
O modelo também traz acessórios em fibra de carbono que melhoram consideravelmente a aerodinâmica em altas velocidades. Tal característica, combinada a um sistema de suspensão configurado para o máximo desempenho, proporciona ao motorista uma experiência única ao volante.
Ao mesmo tempo em que o modelo foi totalmente desenvolvido pela Unidade de Veículos Especiais, uma divisão de produtos e engenharia dentro da Unidade de Operações Especiais da Jaguar Land Rover – seu design se manteve fiel ao conceito original Project 7, apresentado no ano passado.
Tais elementos de design incluem uma inspiração no lendário D-Type, com uma entrada de ar acima da cabeça do motorista, assim como para-brisas mais curto e para-choque dianteiro com desenho arrojado. O modelo também traz uma aerodinâmica que favorece um maior downforce, incluindo saias no aerofólio dianteiro e nas laterais construídas em fibra de carbono, assim como o aerofólio traseiro ajustável de acordo com a velocidade.
No entanto, enquanto o conceito apresentado no ano passado era baseado em um monoposto que apenas comportava o motorista, o Project 7 foi modificado para abrigar mais um passageiro.