As vendas de veículos continuam animadas, com o crescimento de 10,7% sobre o primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023, que totalizaram 483.303, segundo a Fenabrave, entidade que representa os concessionários.
“Os segmentos de maior volume vêm acumulando resultados consistentes impulsionados principalmente pela melhora no ambiente de crédito”, analisou o presidente, Andreta Jr.
A produção de autoveículos (leves e pesados) acumula retração de -11,9% no trimestre, mas cresceu 3,2% sobre fevereiro. O destaque está em caminhões, que evoluíram 19,7%, e ônibus, que tiveram alta de 61,6%.
“Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso apostamos muito na nossa previsão de alta de 6% para o ano”, reforçou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, que representa as fabricantes.
Confira os dez veículos mais vendidos neste primeiro trimestre de 2024
Top 10 dos mais vendidos de janeiro a março
Modelo Unidades
1º Volkswagen Polo | 27.263 |
2º Fiat Strada | 26.580 |
3º Fiat Argo | 18.053 |
4º Hyundai HB20 | 18.053 |
5º Chevrolet Onix | 17.766 |
6º Fiat Mobi | 14.665 |
7º Hyundai Creta | 13.600 |
8º Renault Kwid | 13.134 |
9º Nissan Kicks | 13.015 |
10º Volkswagen T-Cross | 12.858 |
Fonte: Fenabrave
Nova safra de picapes: S10, L200 e inédita BYD
A alta nas vendas de veículos leves tem um empurrãozinho dos comerciais leves, que acumulam crescimento de 17,2% no trimestre.
Não à toa, o segmento de picapes continua aquecido. Depois do lançamento da nova Fiat Titano, a Chevrolet anuncia a pré-venda da S10, ligeiramente reestilizada.
Fabricada em São José dos Campos (SP), a picape recebeu leve inspiração da norte-americana Colorado, com faróis mais finos e grade dividida, que dá impressão de que a frente ficou mais alta. Atrás, houve atualizações na tampa da caçamba e no desenho interno das lanternas.
Mais novidade sob o capô: a S10 traz um novo turbodiesel 2.8 de 207 cv de potência e nova transmissão automática de 8 marchas, além da tração 4×4.
Apenas os preços de duas versões foram divulgados: R$ 281.900 a LTZ e R$ 302.900 a High Country.
Já a HPE, que representa a Mitsubishi Motors no Brasil, anunciou a nova geração da L200, com produção em Catalão (GO). A renovação da picape faz parte de um novo ciclo de investimentos da marca na ordem de R$ 4 bilhões, que também contemplaria o desenvolvimento de novas tecnologias flex e híbrida.
Já a BYD desfila com uma picape disfarçada, conforme imagens divulgadas na internet. Desenvolvida para o mercado global, é outra aposta da marca para o Brasil, que chega ainda este ano. De porte médio a grande, será a primeira picape híbrida da marca chinesa.
RAV4 híbrido plug-in faz 35 km/l
A Toyota expande seu portfólio com mais uma novidade eletrificada. Trata-se da opção PHEV ou híbrida plug-in do SUV RAV4. A nova versão XSE custa R$ 400 mil, ou pouco mais de R$ 50 mil sobre a versão híbrida convencional.
A novidade é o motor 2.5 que trabalha junto a dois outros elétricos e geram potência combinada de 306 cv, com a transmissão CVT.
A autonomia apenas no modo elétrico é de até 55 quilômetros. Quem comprar o SUV leva um carregador portátil de 2,3 kWh e um wallbox de 7,4 kWh – este permite a recarga em duas horas e meia.
O consumo é seu principal chamariz: segundo o Inmetro, faz média de 35 km/l em uso urbano e 30 km/l na estrada. Na versão HEV consome, respectivamente, 17,1 e 14,5 km/l.
Abeifa apresenta seu novo presidente
A Abeifa, entidade que representa dez marcas de veículos, passa a ser representada pelo CEO da Volvo Cars Brasil, Marcelo de Godoy, que será o presidente até 2026.
Fundada em 15 de março de 1991, a Abeifa representa hoje Aston Martin, BRP, BYD, CFMoto, JAC Motors, Jaguar, Kia, Land Rover, McLaren, Polaris, Porsche, Suzuki e Volvo.
“Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o setor por meio de seu mais importante trunfo, o de trazer e mostrar inovação tecnológica, sempre de vanguarda, dos veículos projetados, desenvolvidos e comercializados nos principais polos produtivos e mercados do mundo”, afirma Godoy.