Realizado pela Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, o evento contará com a presença das escritoras Natalia Timerman e Morgana Kretzmann e dos professores Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ) e Adma Fadul Muhana (USP)
No dia 13 de abri, sábado, a partir das 10h30, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano vai celebrar os 500 anos daquele que é considerado maior poeta da língua portuguesa: Luís Vaz de Camões. Realizado na própria Fundação, localizada no bairro do Morumbi, na capital paulista, o encontro literário vai reunir ícones da literatura para discutir a obra de Camões a partir de diferentes perspectivas. Na ocasião, será inaugurada uma exposição sobre o poeta, que estará disponível para visitação até final de maio.
Esse será o primeiro evento da Série Literária 2024, que busca conectar o público com a sensibilidade das palavras de grandes nomes da literatura mundial. “Para este encontro, tentamos montar a programação de modo a aproximar o público contemporâneo de um autor que muita gente só lê na escola, quando lê, mas que todo mundo já ouviu falar”, afirma o escritor Rodrigo Lacerda, que, junto ao poeta Felipe Franco Munhoz, é responsável pela curadoria da série.
A abertura do evento será conduzida pelo professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jorge Fernandes da Silveira, que vai realizar uma apresentação geral da vida e da obra de Camões, no painel “Camões, por uns versos seus tão concertados”. O curador Rodrigo Lacerda explica que a ideia é permitir que a plateia comece o dia tendo um arco biográfico básico na cabeça e possa, então, acompanhar melhor as referências às obras.
Após o almoço, a partir das 14h, a professora da área de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP) Adma Fadul Muhana vai aprofundar um importante aspecto do gênero épico, “o conflito interno entre o elogio da conquista e o reconhecimento das tragédias que causa”, na palestra “Entre a vitória e a derrota, o poeta”.
Em seguida, as escritoras Natalia Timerman e Morgana Kretzmann conduzem, às 15h30, a terceira parte do encontro, na qual haverá leituras de trechos de Camões. Dentro da proposta “Camões na rua”, que dá nome à parte final do evento, a dupla de ficcionistas traça uma investigação sobre a receptividade da obra do poeta clássico em relação aos leitores de hoje.
Serviço:
Evento: “Vamos falar de… 500 anos de Camões”
Data: Dia 13/04, das 10h30 às 17h, com intervalo para almoço, das 12h às 14h
Ingressos: pelo site do Sympla
Meia entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos
Local: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Av. Morumbi, 4077 – São Paulo (SP)
Reservas pelo telefone: (11) 37420077