Pesquisa Mobiauto mostra que tabela Fipe pode apontar variações de -5% até 9% para os preços reais de seminovos
A Mobiauto preparou um levantamento exclusivo que mostra a variação de preços reais, indicados pela plataforma com os Classificados da empresa, versus os apontados pela tabela Fipe para os seminovos mais procurados no país, em anos-modelos 2023, 2022 e 2021. Indicada como o principal parâmetro de precificação de veículos seminovos do mercado brasileiro, a tabela Fipe é resultado de pesquisa dos analistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), que efetuam o levantamento de dados no mercado.
O período de apuração foi março de 2024 e apontou variações positivas de 5%, isto é, alguns modelos, hoje, valem efetivamente mais do que aponta a cotação da Fipe. Em sentido inverso, outros modelos chegam a valer até 9% a menos do que o preço “oficial”.
A despeito de variações expressivas em alguns modelos, a boa notícia é que, na média dos 50 veículos pesquisados pela Mobiauto para esse levantamento, a diferença foi desprezível: 0,02%, o que indica que as duas tabelas estão bem equiparadas – ambas são confiáveis – e só um ou outro veículo pode apresentar discrepância.
Por realizar pesquisas de preços de produtos em todo o país, onde faz a apuração de diversos outros bens de consumo – não só automóveis –, a Fipe nem sempre acaba conseguindo acompanhar as flutuações mais repentinas de preços dos veículos seminovos.
Para executar esse levantamento, a Mobiauto buscou os modelos e versões mais procurados por compradores, que sugerem variações muito rápidas de preços por diversos motivos, como, por exemplo, uma oferta-relâmpago de várias unidades de um determinado modelo executada por uma locadora. Esses carros serão colocados à venda com preços bem agressivos. Isso vai obrigar os demais anunciantes, ou seja, lojistas e particulares, a também reposicionarem os seus carros, reduzindo valores mais baixos. Agora considere que o pesquisador da Fipe flagre esse momento de viés de preço baixo. Ele vai tabular aquela cotação e só vai publicá-la no mês seguinte. Só que os cinco veículos da locadora são vendidos em uma semana. Os demais anúncios tornam a subir instantaneamente, mas a Fipe irá publicar tempos depois uma cotação que pode não retratar mais a realidade.
É o que pode ter ocorrido para justificar a diferença de 5% justamente no Nissan Kicks Sense 1.6 2022, onde a Mobiauto encontrou preços maiores do que afirma a Fipe. Essa situação é arriscada para o consumidor. Como as seguradoras levam em conta a “tabela Fipe” para indenizações de sinistros, o exemplo mencionado, no caso de um furto, será um pagamento de R$ 90,9 mil ao cliente. Só que essa versão do SUV já é cotada por R$ 95,5 mil. A única forma de escapar desse risco é contratar um seguro com 105% ou 110% da tabela Fipe. Você paga uma fração mínima a mais. Mas evita perder um valor considerável.
Veja os dez exemplos onde apareceram as maiores distorções de preços da Fipe aquém dos valores reais.
A discrepância de cotações entre os preços reais de alguns dos principais modelos do mercado nacional e a tabela Fipe pode ocorrer no sentido inverso. Não haverá risco de prejuízo, a não ser uma demora maior para vender o carro, que estará sendo anunciado por um valor acima do que efetivamente vale. Vamos supor que você tenha um CAOA Chery Tiggo 8 2023 e o coloque à venda baseando-se na tabela Fipe. O valor será R$ 162 mil. Só que esse carro já vale R$ 152,8 mil. Aqui a saída é mais fácil: melhor do que se basear somente na Fipe, o vendedor deve fazer uma pesquisa de cotações com os modelos similares aos dele a fim de encontrar o valor real.
Agora veja os dez modelos em que os preços reais apontam maior percentual de queda frente à Fipe. A tabela completa está em anexo.