Após bom início nos treinos, jovem pilota brasileira sofre com toques nas provas
O que se desenhava como um ótimo fim de semana para Aurelia Nobels na etapa de Miami da F1 Academy, a segunda da temporada 2024, terminou com um gosto amargo. Após bons resultados nos treinos, a brasileira terminou na 13ª posição das duas corridas da etapa da categoria 100% feminina, após se envolver em incidentes no sábado e no domingo. Com isso, acabou fora da zona de pontos em ambas as provas.
Após o evento-suporte da F1 no Miami International Autodrome, circuito montado ao redor do Hard Rock Stadium, estádio do Miami Dolphins, time da NFL, a integrante da Ferrari Driver Academy e vencedora da seletiva global FIA Girls on Track Rising Stars em 2022, se manteve na 12ª posição do campeonato, com 6 pontos.
Largando em oitavo na primeira corrida, a piloto Shell subiu para sétimo logo na primeira volta, após a filipina Bianca Bustamante ficar parada no grid. Mas, em uma disputa de corrida com a alemã Tina Hausmann, a brasileira recebeu uma punição bem questionável: um acréscimo de 10 segundos ao tempo final de prova. Apesar disso, Aurelia tentava recuperar o tempo perdido. E acabou cometendo um erro, caindo ára a 11ª posição. Na penúltima volta, ela recuperou o 10º posto ao passar a francesa Lola Lovinfosse. Com a punição, contudo, Aurelia Nobels terminou no 13º lugar.
Neste domingo, a brasileira conseguiu a sétima posição do grid formado pela segunda melhor volta de cada piloto na classificação. Manteve a posição na largada e começou a atacar a holandesa Maya Weug, sua companheira na Ferrari Driver Academy. Não conseguiu a ultrapassagem e começou a ser pressionada por Lola Lovinfosse. Até que, em uma manobra desastrada da francesa na curva 17 na oitava volta, acabou tocada e foi parar fora da pista. Ela conseguiu voltar à prova para terminar em 13º.
A próxima etapa da F1 Academy está marcada para o fim de semana entre os dias 21 e 23 de junho no Circuit de Barcelona-Catalunya, em Montmeló, cidade próxima a Barcelona. É um circuito tradicional e muito técnico, com curvas de todos os tipos e uma longa reta que deve proporcionar boas disputas com os carros da categoria.
“O fim de semana começou bem, com bons resultados nos treinos livres e na classificação. Vinha em uma boa posição na corrida de sábado, mas em uma disputa com a Tina Hausmann, acabamos nos tocando. E os comissários me aplicaram uma punição que acabou com a prova. E no domingo, vinha em sétimo, para marcar bons pontos para o campeonato, quando fui atingida pela Lola Lovinfosse. Uma pena, porque eram duas corridas para melhorar na classificação. Vamos para a próxima.”, finalizou Aurelia Nobels.