No Maio Amarelo, concessionárias e ARTESP promovem atividades durante todo o mês
A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as concessionárias de rodovias estaduais promovem ações de conscientização voltadas a segurança viária, em consonância com o Movimento Maio Amarelo 2024. As cidades de Embu das Artes, Jundiaí e Araçariguama recebem campanhas reforçando a importância da utilização do cinto de segurança. Entre elas, a peça teatral “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”.
O uso de cinto de segurança é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto para motoristas quanto para passageiros, inclusive crianças. De acordo com o CTB, o condutor ou passageiro que deixar de usá-lo comete uma infração grave. Nesses casos, o valor da multa é de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação do motorista.
Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, o Maio Amarelo mobiliza centenas de atividades em diversas cidades do Estado, dentro da malha concedida de mais de 11 mil quilômetros. “Gerar um comportamento consciente de todos os usuários das estradas é fundamental para salvar vidas, e essa é uma prioridade compartilhada pela Agência. O Movimento Maio Amarelo ajuda a intensificar a conscientização e mobilização, através das concessionárias e demais órgãos e instituições que participam e se engajam por um trânsito seguro, como o Detran, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) e o Observatório Nacional de Segurança Viária”, destaca Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.