Exibição faz parte da programação especial da exposição “Maio Fotografia no MIS 2024”, no MIS
Indicado ao Oscar de Melhor Fotografia em 2023, o filme “Império da luz”, estrelado por Olivia Colman, Micheal Ward, Colin Firth e grande elenco, será exibido no MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) no dia 29, às 19h. A sessão, gratuita, contará com um bate-papo entre a documentarista Maria Silvia Bembom e o jornalista José Trajano, com mediação de Luis Carlos Pavan.
A exibição do filme faz parte da programação paralela à exposição “Maio Fotografia no MIS 2024”, em cartaz no museu. Ambientado em um belo cinema antigo na costa sul da Inglaterra na década de 1980, o longa-metragem dialoga com as obras expostas na série de fotografias “Uma rua chamada cinema”, de Sergio Poroger. Nela, o fotógrafo revela sua paixão e reverência pela sétima arte. Suas fotografias retratam não apenas os espaços físicos, mas também as pessoas que trabalham incansavelmente nos bastidores para que um filme ganhe vida numa sala de cinema, desde os bilheteiros até os projetistas, passando pelos vendedores de pipoca.
“Império da luz” é uma história de amor ambientada em um belo cinema antigo na costa sul da Inglaterra na década de 1980. Um filme sobre a conexão humana e a magia do cinema. A trama segue Hilary (Olivia Colman), uma gerente de cinema deprimida, que trabalha no cinema Império (Empire) enquanto, no plano de fundo, há a recessão britânica de 1981, causando desemprego e racismo gratuito ao longo do país. Apesar de tudo, ela tem um emprego simples, com tarefas como checar e vender ingressos e limpar as salas. Ao seu lado, outros empregados: um gerente mal-humorado e pomposo, Sr. Ellis (Colin Firth), o dedicado projecionista Norman (Toby Jones) e os assistentes Neil (Tom Brooke) e Janine (Hannah Onslow). Mesmo em tratamento, Hilary entra cada vez mais em um profundo estado de solidão e tristeza, até que o Império contrata um novo vendedor de ingressos, Stephen (Micheal Ward), um jovem negro com o qual ela tem uma conexão instantânea.
Serviço:
“Império da luz” – Exibição + bate-papo
Local: Auditório MIS | Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 29.05, às 19h
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: 16 anos