Sobrecarga térmica e mecânica, falta de limpeza do sistema durante a manutenção e esforço excessivo são fatores que podem gerar problemas nas pastilhas
As pastilhas de freio fazem parte do sistema de frenagem e atuam para produzir atrito quando entram em contato com o disco para desacelerar e o veículo parar completamente. Algumas condições podem prejudicar o seu funcionamento e causar danos às peças, prejudicando a eficiência na frenagem. A Jurid, fabricante de componentes de freio, destaca alguns exemplos que levam ao desgaste das pastilhas e estão relacionados à falta de manutenção e de cuidados na condução do veículo e que podem ser evitados.
Luciano Costa, gerente da Jurid, explica que as pastilhas são formadas por uma base metálica, chamada de plaqueta, que dá suporte ao material de fricção, sendo esta última que sofre desgaste.
O superaquecimento é uma condição que pode causar danos e acontece em condições mais severas de utilização da frenagem. “Isso ocorre porque quanto mais alta a temperatura maior será o desgaste dos componentes do sistema, podendo existir queda do coeficiente de atrito exigindo mais força no pedal de freio para que a desaceleração pretendida seja atingida”, acrescenta.
Para evitar o superaquecimento, o ideal é dirigir e frear de forma progressiva, sem que haja necessidade de acionar o pedal de forma brusca para parar o veículo, usar o freio motor nas descidas e evitar excesso de peso respeitando a capacidade de carga do veículo.
Mas o superaquecimento também pode ser provocado por problemas mecânicos, como erros na montagem, falta de manutenção e limpeza da pinça, entre outros.
Quando é feito o serviço de manutenção, Costa cita outra situação que provoca as estrias nas pastilhas e as suas bordas ficam desgastadas pelo atrito devido às rebarbas deixadas na superfície dos discos de freio que já estão comprometidos pelo tempo de uso. Por isso, é importante retificar ou substituir os discos na troca de pastilhas.
A vitrificação também é outro problema que atinge a superfície das pastilhas que se torna lisa, reflexiva e dura ao ponto de parecer ter sido polida. “Esse efeito pode ser ocasionado também em pastilhas novas durante o processo de assentamento que sofrem com esforço excessivo, oscilações de temperatura ou frenagem por um longo tempo, diminuindo sua performance de frenagem”, comenta.