F1: Jonathan Wheatley será o chefe de equipe da Audi

Britânico foi resposável pelos títulos da RBR

Após a nomeação de Mattia Binotto na liderança do projeto da Audi na Fórmula 1, a marca das quatro argolas avança no realinhamento de sua estrutura de controle para ingressar na principal competição do automobilismo global. A fabricante alemã anuncia o britânico Jonathan Wheatley, detentor de uma carreira consagrada na F1. “Estou muito satisfeito por termos conseguido contratar Jonathan Wheatley como chefe de equipe para nossa equipe de Fórmula 1”, celebra Gernot Döllner, CEO da AUDI AG. “Jonathan desempenhou um papel importante em muitas vitórias em corridas de Fórmula 1 e títulos de Campeonatos Mundiais em sua carreira na F1 até o momento, e possui uma vasta experiência no paddock. Ele é uma contratação muito valiosa à nossa equipe.”

A carreira de Jonathan Wheatley na Fórmula 1 começou no início dos anos 90, na Benetton, onde se tornou mecânico-chefe. Ele então se mudou para a recém-fundada equipe Red Bull Racing, onde teve muito sucesso como Diretor Esportivo. Em seu tempo na Red Bull Racing, Wheatley esteve envolvido na vitória de todos os seis Campeonatos Mundiais de Construtores e sete de Pilotos. Mattia Binotto e Jonathan Wheatley chefiarão juntos a nova equipe administrativa da Sauber Motorsport AG. Em seus novos cargos, ambos se reportarão diretamente a Gernot Döllner na função de Presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG. Eles assumirão conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso da equipe na competição. Existe uma divisão clara de funções e as responsabilidades foram definidas individualmente.

Como COO e CTO, Mattia Binotto assume a gestão operacional da Sauber Motorsport AG na unidade de Hinwil, na Suiça, e o desenvolvimento técnico dos futuros carros de corrida. Nesta função, ele será a interface técnica geral entre as equipes de desenvolvimento em Hinwil e a Audi Formula Racing GmbH na unidade da Audi na cidade de Neuburg, na Alemanha, que é responsável pelo desenvolvimento da motorização do veículo que está sendo desenvolvido para a Fórmula 1.

Até julho de 2025,  Jonathan Wheatley completará a equipe administrativa da Audi para a Fórmula 1 nas funções de Diretor de Equipe e porta-voz da gestão. Ele se concentrará, acima de tudo, no desempenho da fabricante na competição, na gestão operacional de todas as etapas da corrida e na representação da Audi no nível de Diretor de Equipe em assuntos relacionados à Fórmula 1.

A escolha pela dupla gestão da equipe integra o realinhamento da estrutura de controle da futura equipa de fábrica no contexto da aquisição total de todas as ações do Grupo Sauber pela Audi. “Com a nomeação de Jonathan e Mattia demos um passo decisivo para a nossa entrada na Fórmula 1”, diz Gernot Döllner. “Estou convencido de que com os dois conseguiremos combinar um nível extremamente alto de competência para a Audi. A sua experiência e capacidade irão ajudar a nos estabelecer rapidamente no competitivo universo da Fórmula 1”.

“Estou extremamente orgulhoso de ter feito parte da jornada da Red Bull Racing nos últimos dezoito anos e partirei com muitas boas lembranças. No entanto, a oportunidade de desempenhar um papel ativo na entrada da Audi na Fórmula 1 como chefe de uma equipa é uma perspectiva excepcionalmente excitante, e estou ansioso pelo desafio. Também estou feliz por trabalhar junto com Mattia, que conheço há muitos anos e que é a pessoa certa para colaborar neste projeto”, declara Jonathan Wheatley.

“Conheço Jonathan há muitos anos e o considero um especialista experiente e comprometido em automobilismo. Estamos perto de  2026 e estou ansioso para formar a nova equipe de corrida da Audi junto com Jonathan e liderá-la ao sucesso”, conclui Mattia Binotto, COO e CTO da Sauber Motorsport AG.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes