Itens a serem ser checados na moto para rodar com segurança

Revisão deve incluir avaliação de diversos sistemas da moto, como pneus, freios, suspensão, transmissão, motor e parte elétrica

A frota de motocicletas vem crescendo e já soma 13,2 milhões de unidades, conforme levantamento do Sindipeças. O primeiro semestre deste ano já registrou aumento de 19% em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando 932.940 unidades, segundo dados da Fenabrave. Meio transporte prático seja para uso no trabalho ou lazer, as motocicletas de diferentes cilindradas e modelos tomam conta de ruas e estradas do País.

Em grandes centros urbanos, existem ciclofaixas exclusivas para essa modalidade de transporte, como forma de promover mais segurança aos motociclistas, uma vez que esse tipo de transporte é mais vulnerável em caso de acidentes, pois o condutor não tem a mesma proteção, como quando está em um carro.

A Nakata destaca dicas importantes sobre a prática da manutenção preventiva das motocicletas. Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, alerta que cuidar adequadamente da sua moto não é apenas uma questão de prolongar sua vida útil, mas também de garantir a segurança tanto do condutor quanto dos demais usuários das estradas.

Pneus e freios são essenciais

Segundo Leite, a manutenção e segurança começa pelos pneus, pois são eles que garantem aderência ao solo e boa ciclística durante a pilotagem. “O motociclista deve se atentar ao seu desgaste e providenciar a troca quando necessário, além de realizar a calibragem correta regularmente”, revela.

Outro ponto que exige muita atenção são os freios. “Deve-se verificar regularmente o nível do fluido de freio, a espessura das pastilhas e/ou das sapatas e o estado dos discos e/ou dos cubos, além da correta regulagem de manete e pedal, para garantir boa eficiência de frenagem nas situações mais adversas”, explica.

Motor, transmissão e parte elétrica devem ser checados

O coração da moto, o motor, também requer atenção especial. Leite comenta que trocar o óleo regularmente e substituir os filtros garante bom funcionamento e prolonga sua vida útil. Limpeza do corpo de borboleta, verificação das velas e regulagem de válvulas também precisam estar na lista, juntamente com os cabos de comando do acelerador e embreagem.

Para as motos equipadas com transmissão por coroa pinhão e corrente, é fundamental realizar regularmente a limpeza, lubrificação e ajuste adequado do conjunto, garantindo assim o funcionamento suave da transmissão e evitando desgastes prematuros. Quando desgastados, recomenda-se sempre a substituição do conjunto completo, incluindo inclusive os coxins da coroa.

Não menos importante é o sistema elétrico da moto. Verificar regularmente todas as luzes, faróis, lanternas e piscas para garantir boa visibilidade e segurança, especialmente em condições de baixa luminosidade.

Itens de suspensão devem estar em boas condições

A suspensão também merece atenção, pois garante estabilidade e controle na pilotagem. Os principais pontos são os amortecedores, tubos internos, conhecidos também como bengalas, além de retentores e fluido da suspensão dianteira. Rolamentos da caixa de direção e buchas da balança traseira também devem ser verificados e substituídos se necessário.

Revisão no mecânico de confiança 

Por fim, Leite recomenda realizar revisões periódicas em uma oficina de confiança, sendo essencial para desfrutar de cada viagem com tranquilidade e segurança. “Profissionais qualificados podem identificar problemas antes que se tornem mais graves, economizando tempo e dinheiro. O motociclista pode encontrar no manual do proprietário quais são os prazos estabelecidos para as revisões”, comenta.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes