A CAOA Chery tem seguido à risca a fórmula chinesa de vender carro no Brasil: entregar produtos de qualidade, com motores potentes, tecnologia, conectividade e acabamentos premium a preços muito competitivos (abaixo da média do mercado).
Assim deu certo com o Tiggo 5X e mais recentemente com o Tiggo 7. Repetindo a receita, a CAOA Chery lança agora o Tiggo 8, com uma leve reestilização e, como os demais, a um preço atraente na versão Pro: R$ 188.888,88.
A linha 2024/2025 do SUV grande de 7 lugares ganhou novo conjunto ótico com iluminação aperfeiçoada, além dos redesenhos de para-choque e grade, esta com efeito tridimensional. As rodas de 19” receberam novo desenho.
Atrás são novidade a tampa do porta-malas, que agora abriga a moldura da placa, lanternas full LED, para-choque e luzes de neblina integrados, e com destaque às quatro saídas de escape, que deixam o SUV com jeitão de esportivo.
Uma pequena recalibração no motor faz o SUV, segundo a fabricante, ter aceleração mais progressiva e suave. Ele mantém o 1.6 turbo a gasolina de 187 cv de potência e transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 marchas. Não houve mudança em consumo: 10,1 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Os bons espaços internos foram mantidos, assim como a terceira fileira que, pelas limitações, abriga 2 bancos ideais para crianças.
Motorista e passageiro frontal possuem ajuste elétrico e o condutor ainda conta com 3 memórias. Uma novidade é o Boss-Key, ajuste do banco do passageiro na lateral ao lado do motorista.
Uma imensa tela de 24,6” integrando quadro de instrumentos e multimídia é a principal novidade no interior do Tiggo 8 Pro, que ainda conta com quatro tomadas USB, carregador por indução e novo sistema de som premium da Sony com oito alto-falantes.
A segurança com alertas e assistências ao motorista do pacote Max Drive é completa e traz uma câmera 540 graus – 360 graus em volta do carro somada aos 180 graus das imagens sob o carro.
O CAOA Chery Tiggo 8 Pro tem tamanho e proposta de SUV grande, mas a esse preço ele briga diretamente com SUVs menores, como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. Se for comparado a SUVs de 7 lugares, leva vantagem em preço sobre Jeep Commander e Volkswagen Tiguan.
As expectativas da CAOA Chery são altas com o lançamento do Tiggo 8 Pro: atingir 9% de market share em SUVs e dobrar o tamanho da fábrica de Anápolis (GO), onde seus três SUVs são produzidos, à espera de um quarto, o Tiggo 9, para meados de 2025.
Ford F-150 recebe atualização e novo acesso à caçamba
Após 16 meses de mercado e 1.200 unidades vendidas no Brasil, a Ford promove uma atualização da F-150. Ainda em sua 14ª geração e como linha 2024, a picape grande recebeu um facelift e novos conteúdos.
Deixa de ser ofertada a configuração Platinum e a Lariat ganha um upgrade em visual, conteúdos e preço. Nesta renovação, as duas versões, Lariat e Lariat Black, custam os mesmos R$ 519.990.
No design, faróis e grade são novos, com o formato em “f” da assinatura de LED mais pronunciado. A grade exibe duas barras horizontais e o logotipo está mais destacado. Enquanto a Lariat esbanja cromados, a Lariat Black tem detalhes em preto incluindo o fundo oval da Ford, que tradicionalmente é azul.
Atrás, há novas lanternas e a tampa da caçamba agora tem uma abertura lateral, para facilitar o acesso. A caçamba, aliás, passa a mostrar pela lanterna um sensor de peso iluminado.
No interior, a picape recebeu quadro de instrumentos e multimídia integrados em telas de 12”cada, head-up display, novos padrões de acabamento e alavanca de câmbio rebatível para acomodar uma mesinha no console.
O motor é o mesmo V8 4.0 de 405 cv aliado ao câmbio automático de 10 marchas. O tanque de gasolina foi estendido para 136 litros, suficiente para dar autonomia acima de 1 mil km à picape. Mas é beberrona. O consumo em cidade, conforme o Inmetro, é de 6,3 km/l e na estrada, 8,6 km/h.
GWM confirma início de produção para 2025
Após receber o aval do governo federal e estar habilitada ao Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação, de incentivos fiscais), a GWM confirmou que os primeiros modelos nacionais a saírem da linha de montagem de Iracemápolis (SP) serão as versões dos híbridos Haval H6, a partir do primeiro semestre de 2025.
Depois podem vir uma picape média da submarca Poer ou um SUV menor que o H6, o H4. Já a opção de motor com sistema híbrido flex ainda está em desenvolvimento.
Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais e governamentais da GWM, afirma que um elétrico por enquanto está fora de cogitação.