A Fórmula Ford vai adotar o regulamento da Fórmula 4 da FIA a partir da temporada de 2015, reforçando o seu papel como categoria de formação de pilotos, na qual já despontaram grandes campeões da Fórmula 1 como Ayrton Senna. A mudança foi confirmada com a assinatura de um contrato com a Motor Sports Association (MSA), entidade que regulamenta a categoria na Grã-Bretanha.
Com a mudança, será adotado um novo chassi monobloco de fibra de carbono na categoria, que atende os padrões de segurança da Fórmula 3 da FIA. Os carros continuarão a ser equipados com o motor Ford EcoBoost 1.6, que já provou sua potência e durabilidade nas três últimas temporadas da Fórmula Ford.
“Estamos muito satisfeitos de anunciar nossos planos para o futuro da Fórmula Ford, após muitos meses de trabalho em colaboração com a MSA e a FIA”, disse Gerard Quinn, chefe da Ford Racing na Europa. “A FIA tem como objetivo estabelecer um caminho claramente definido em direção à Fórmula 1 e criou regras para garantir padrões consistentes de organização, imparcialidade técnica, relevância desportiva e estabilidade. Em sua história de 47 anos, a Fórmula Ford deu uma contribuição enorme para o automobilismo e estamos muito satisfeitos de que ela continuará na vanguarda do desenvolvimento de jovens pilotos.”
“Este é um avanço importante para o automobilismo. A MSA está comprometida com o desenvolvimento de talentos e acreditamos que a nova Fórmula Ford irá oferecer a melhor experiência de aprendizagem para jovens pilotos”, disse Rob Jones, chefe executivo da MSA.
O novo regulamento prevê um chassi de fibra de carbono, aerofólios dianteiro e traseiro, pneus slick e troca de marchas semiautomática no volante, desenvolvidos para atender o limite de custo de 38.000 libras esterlinas estabelecido pela FIA. A série prevê um programa de 30 corridas por ano.
A Fórmula Ford foi criada em 1967 e logo se tornou um sucesso: em 1968 havia três campeonatos distintos no Reino Unido e dois anos depois esse número cresceu para sete. A Fórmula Ford chegou ao restante da Europa e aos EUA em 1969, e em 1971 ao Brasil.
A Fórmula Ford foi importante para o desenvolvimento da carreira de muitos campeões mundiais, como Ayrton Senna, Nigel Mansell e o maior vencedor do esporte, Michael Schumacher. Campeões como James Hunt, Emerson Fittipaldi, Jody Scheckter, Damon Hill, Mika Hakkinen e Jenson Button também passaram pela categoria.
Nos últimos anos, a Fórmula Ford evoluiu e se adaptou aos avanços da competição e à busca constante para melhorar a segurança dos pilotos. Em 1995, os motores originais Kent 1.600 deram lugar ao Zetec 1.8, mais potente. Este foi substituído em 2006 pelo Duratec 1.6. Em 2012, o motor turbo EcoBoost 1.6 do Fiesta ST foi adotado pela Fórmula Ford, junto com uma série de medidas de segurança que levaram ao chassi atual.
As mudanças previstas para 2015 permitirão à Fórmula Ford manter sua posição invejada de ponto de partida para a carreira de aspirantes a campeões do mundo.