São Paulo abre a temporada 11 da Fórmula E

Alberto Longo, Ricardo Nunes e Lucas Di Grassi falaram o que será a primeira etapa da temporada 2024/2025 da categoria eletreficada com o carro GEN3 EVO

O Brasil será palco da abertura oficial da 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no dia 7 de dezembro de 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP).  Pela primeira vez, o público poderá ver em ação o inovador carro de corrida GEN3 EVO, que promete elevar o nível da competição com desempenho inédito. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundos e atingindo velocidades de até 322 km/h, o novo modelo será testado em uma das retas mais rápidas do campeonato, proporcionando uma experiência eletrizante para os mais de 20 mil fãs esperados no evento.

A organização da prova e a Prefeitura de São Paulo realizaram uma coletiva de imprensa na sede do poder municipal, no Viaduto do Chá, na manhã desta terça-feira (10), com a presença de Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, e do prefeito Ricardo Nunes. O piloto Lucas di Grassi, campeão da terceira temporada, foi um dos convidados.

 

“Estamos muito empolgados em retornar a São Paulo para mais uma corrida histórica. A cidade tem sido uma parceira incrível, e o Sambódromo do Anhembi oferecerá um circuito desafiador e emocionante para os pilotos, que terão o mais moderno monoposto de corrida elétrica já visto. São Paulo está consolidando sua posição no cenário internacional do automobilismo sustentável. Além da corrida, o evento movimenta a economia e promove a cidade globalmente”, disse Alberto Longo.

“A realização da Formula E em São Paulo reforça não só a vocação da cidade para sediar eventos internacionais como a nossa preocupação com a sustentabilidade. A gestão tem adotado medidas importantes com objetivo de reduzir o impacto do efeito estufa, como a renovação de parte da frota municipal por ônibus elétrico, além do decreto que prevê a desapropriação de mais 11% do território como de utilidade pública”.

Para Gustavo Pires, presidente da SPTUris, receber a abertura da temporada reforça a vocação da cidade como um destino global para grandes eventos, assim como F1, NFL, WEC, abertura de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.‘Já mostramos nossa capacidade de realizar provas de grande porte com infraestrutura de primeira linha e a hospitalidade única de São Paulo. Eventos como esse não apenas impulsionam o turismo e geram empregos, mas também consolidam nossa posição como uma das capitais mais dinâmicas e inovadoras do mundo”.

A Fórmula E já realizou duas edições anteriores na capital paulista. Em 2023, o neozelandês Mitch Evans conquistou a vitória, enquanto em março de 2024 foi a vez do britânico Sam Bird cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

O Brasil também contará com a participação do piloto paulista Lucas di Grassi, campeão da terceira temporada e um dos maiores nomes da categoria. O paulista estará no grid com o carro da ABT Lola. Durante a coletiva de imprensa nesta terça-feira (10), Di Grassi comentou sobre a expectativa para a abertura do evento.

“São Paulo passar a receber a etapa de abertura é como um upgrade dentro do calendário, pois a primeira etapa é sempre cercada de muita expectativa, com novos pilotos, trocas de equipe, novidades técnicas e a tensão pré largada que todos os inícios de ano carregam com eles. É um privilégio abrir a temporada, pois é geralmente a etapa mais lembrada pelos fãs do mundo inteiro. Claro, isso é um benefício para a cidade-sede, que recebe uma divulgação e atenção enorme de todos que acompanham o campeonato. E tem também o fato de os fãs brasileiros serem os primeiros a ver de perto e ao vivo tudo o que a categoria preparou na pré-temporada, o resultado de todo o trabalho de desenvolvimento, de testes, etc. Enfim, é uma espécie de apoteose em que se apresenta tudo o que um campeonato mundial do nível da Fórmula E trabalhou duro para colocar na pista e na disputa do título. Vai ser emocionante, como tem sido todos os anos. Quem for, vai concordar comigo com certeza”, completou o Lucas Di Grassi.

A 11ª temporada terá 17 corridas em 11 cidades icônicas no mundo. Está previsto ser mais uma temporada clássica, com uma boa mistura de circuitos de rua e construídos, oferecendo um desafio para os 22 pilotos e o novo carro GEN3 Evo, que será introduzido para 2024/25.

Na coletiva foram apresentadas as novidades da corrida de abertura, que promete movimentar a cidade e reforçar o compromisso com a mobilidade sustentável e o entretenimento de qualidade.

Além do E-Prix, os fãs poderão aproveitar uma série de atrações no Allianz Fan Village, que incluirá entretenimento para toda a família, música ao vivo e sessões de autógrafos com os pilotos.

O GEN3 EVO tem desempenho 36% mais rápido na comparação com o modelo usado na temporada passado.

Link de fotos — https://photos.app.goo.gl/awAro9AwFb98WeSr7

Ingressos e informações

Os ingressos já estão à venda, com preços a partir de R$ 167,50, e podem ser adquiridos pela plataforma Fever. Mais informações sobre o evento, programação e detalhes de acesso estão disponíveis no site oficial da Fórmula E.

Calendário do Campeonato Mundial de Fórmula E 2024/25:

Rodada 1: São Paulo, Brasil – 7 de dezembro de 2024
Rodada 2: Cidade do México, México – 11 de janeiro de 2025
Rodadas 3 & 4: Jeddah, Arábia Saudita – 14 e 15 de fevereiro de 2025
Rodada 5: Local a confirmar – 8 de março de 2025
Rodada 6: Miami, EUA – 12 de abril de 2025
Rodadas 7 & 8: Mônaco – 3 e 4 de maio de 2025
Rodadas 9 & 10: Tóquio, Japão – 17 e 18 de maio de 2025
Rodadas 11 & 12: Xangai, China – 31 de maio e 1º de junho de 2025
Rodada 13: Jacarta, Indonésia – 21 de junho de 2025
Rodadas 14 & 15: Berlim, Alemanha – 12 e 13 de julho de 2025
Rodadas 16 & 17: Londres, Reino Unido – 26 e 27 de julho de 2025

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes