Brasileira marcou 16 pontos em Zandvoort e entrou no top 10 de 2024
Após quase um mês, a temporada 2024 da F1 Academy, categoria 100% feminina que é um dos eventos-suporte da Fórmula 1 em sete GPs, volta à atividade neste fim de semana. E para o maior desafio da temporada: o longo e desafiador Circuito de Rua de Marina Bay, em Singapura. E a brasileira Aurelia Nobels estará de volta ao carro #22 da ART Grand Prix após a melhor etapa da carreira, em Zandvoort, na Holanda.
Na ocasião, Aurelia conseguiu marcar pontos nas duas corridas da quarta etapa da F1 Academy: chegou em oitavo lugar na primeira delas e em quinto na segunda. Com isso, subiu para a nona posição do campeonato, com 22 pontos. Neste fim de semana, ela correrá no terceiro circuito de rua da temporada 2024 da categoria; os outros foram em Jeddah, na Arábia Saudita e Miami, nos Estados Unidos.
É a primeira vez que a F1 Academy vai correr no Circuito de Rua de Marina Bay, em Singapura. Para aumentar o desafio físico, ao contrário da Fórmula 1, as corridas serão realizadas no meio da tarde, com muito calor e a alta umidade típica da região, com possibilidade até mesmo de chuvas pesadas e repentinas. Recheado de esquinas e trechos estreitos, o circuito tem 4.940 metros e 19 curvas.
É uma pista desconhecida para Aurelia Nobels e para a maioria das pilotos do grid. Apenas cinco das 16 pilotos participaram da corrida da extinta W Series em 2022: Emely de Heus, Abbi Pulling, Chloe Chambers, Bianca Bustamante e Nerea Martí. A melhor delas foi justamente a inglesa Pulling, atual líder do campeonato da F1 Academy, que terminou na sexta posição.
A piloto da equipe ART GP e vencedora da seletiva global FIA Girls on Track Rising Stars em 2022 terá um treino livre de 40 minutos na sexta-feira. A classificação, com 30 minutos de duração, será na manhã de sábado. A primeira corrida será na madrugada de sábado e a segunda, na madrugada de domingo, tudo nos horários de Brasília.
A F1TV, serviço de streaming oficial da Fórmula 1, exibe para o Brasil o treino livre, o classificatório e as corridas – também com o Bandsports – da quinta etapa do calendário da F1 Academy direto do Circuito de Rua de Marina Bay, em Singapura.
“É o fim de semana que estava mais esperando, que estava mais ansiosa. Afinal, é um circuito de rua tradicional, com os muros muito próximos. Vai ser uma ótima experiência, mas bem difícil, porque aqui está muito quente. Treinei muito em uma sauna, com jaqueta no sol quando estava 35°. Eu me preparei muito para esta corrida. E estou confiante após um fim de semana muito em Zandvoort. Aqui tudo pode acontecer, porque é um circuito de rua. É claro que algumas já andaram aqui, mas vai ser complicado porque só temos um treino de 30 minutos para aprender a pista e pegar todas as referências. Mas estou muito ansiosa e preciso de uma boa classificação, lá pelo top 5, porque isso facilita para marcar pontos nas corridas. O objetivo é pontuar nas duas corridas e fazer como em Zandvoort, quando subi no campeonato marcando muitos pontos. E preciso melhorar o ritmo de corrida, porque na última não estava tão bom. Então é melhorar e progredir em todas as corridas, em todas as vezes que estiver na pista. Vai ser muito legal.”, finalizou Aurelia Nobels.
F1 Academy – Etapa 5 – Marina Bay, Singapura
Sexta-feira, 20 de setembro:
04:20 – Treino Livre 1 (40 minutos)
08:00 – Classificação (30 minutos)
Sábado, 21 de setembro:
04:05 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 22 de setembro:
04:35 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
*horários de Brasília