A indústria automotiva teve o melhor trimestre em cinco anos, em ritmo de crescimento. No acumulado dos nove meses, a produção de leves e pesados avançou 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Anfavea.
Os emplacamentos estão 14,1% maiores, com um total de 1,859 milhão de vendas. Dessas, 322 mil são de modelos importados, sendo 25% chineses. De acordo com a entidade, há mais 86 mil veículos chineses estocados em portos.
O problema, segundo a Anfavea, é que isso provocará dificuldades logísticas, afetando diversos setores da economia. Os fabricantes estão tendo que realizar importações de autopeças por transporte aéreo, encarecendo seus custos de produção.
“Os resultados de setembro refletem a resiliência da nossa indústria e o aquecimento do mercado interno, que vem superando nossas expectativas. A média diária de vendas de setembro é um indicativo positivo de que o último trimestre pode trazer ainda mais crescimento”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
No ranking dos mais vendidos, poucas mudanças: Strada continua líder, o Argo subiu um degrau e o Nissan Kicks entra nos dez mais. Confira.
Top 10 dos mais vendidos de janeiro a setembro de 2024
Modelo | Unidades |
1º Fiat Strada | 101.450 |
2º Volkswagen Polo | 97.031 |
3º Chevrolet Onix | 68.653 |
4º Fiat Argo | 64.473 |
5º Hyundai HB20 | 63.991 |
6º Volkswagen T-Cross | 55.362 |
7º Fiat Mobi | 49.672 |
8º Hyundai Creta | 48.937 |
9º Chevrolet Tracker | 47.849 |
10º Nissan Kicks | 45.143 |
Fonte: Fenabrave
Nova geração Hyundai Creta tem mudança radical
O design controverso do Hyundai Creta lançado em 2021 nunca atrapalhou seu sucesso: é um dos mais vendidos do segmento. Agora, o SUV ganha uma renovação completa, novo motor e mais conteúdos.
A parte frontal foi toda redesenhada e está mais harmoniosa, com destaque aos elementos retangulares. Moderna, traz faróis em LED (nas versões mais caras) que se interligam. Atrás, em nada lembra a geração anterior: são novas a tampa do porta-malas, para-choque e lanternas, que parecem ser uma peça só.
Por dentro, mais mudanças: nas versões mais caras, as telas do quadro de instrumentos e multimídia estão integradas com 10,25” cada, nova iluminação e para a segurança 6 airbags.
A partir da segunda versão já conta com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência e centralização de faixa, sensor de fadiga e farol alto adaptativo.
Já a versão topo de linha vem equipada com alertas de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro e de saída segura.
O bom motor 1.0 turbo de até 120 cv foi mantido, com maior eficiência energética e melhor consumo. No lugar do motor 2 litros, o Creta recebe o 1.6 turbo só a gasolina de 193 cv.
São cinco versões, sendo quatro delas equipadas com motor 1.0 TGDI Flex AT6: Comfort por R$ 141.890; Limited a R$ 156.490, Platinum custando R$ 172.690 e N Line que sai a R$ 182.909. A única 1.6 é a Ultimate por R$ 189.990.
Basalt abre uma nova era de SUVs populares
Como é comum ver nas redes sociais, a Citroën quis “lacrar” com o lançamento do Basalt, seu novo SUV cupê. Seja pelo design arrojado, o amplo espaço interno ou pelos preços agressivos, o Basalt é o mais acessível de sua categoria e torna-se um SUV popular.
Disponível em quatro versões, parte R$ 89.990 (Feel 1.0), R$ 96.990 (Feel Turbo), R$ 104.990 (Shine Turbo) e R$ 107.390 (First Edition Turbo).
Apenas a versão de entrada conta com motor 1.0 aspirado de até 75 cv e câmbio manual de 5 marchas. Os demais são equipados com motor turbo 1.0 de até 130 cv e transmissão CVT.
O espaço interno é outro destaque, com boa área para os joelhos dos passageiros do banco de trás e porta-malas de 490 litros.
O acabamento é espartano, com presença de plástico em painel e portas e revestimentos simples. Mas desde a versão de entrada já vem bem equipado com sistema multimídia de 10”, câmera de ré, ar-condicionado, rodas de 16” e três tomadas USB.
Cummins testa tecnologia inovadora
A Cummins, líder global na fabricação de eixos e sistemas de trem de força, apresenta uma nova tecnologia de controle de pressão de pneus, a Meritor CalibrAR. A solução é voltada exclusivamente para carretas, está em testes de adequação às características dos veículos brasileiros e deve ser lançada em meados de 2025.
Alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo, mantém a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento.