Como avaliar o desgaste do sistema de freio a tambor

Para saber se a substituição da peça é necessária, o reparador deve verificar se a medida de desgaste do tambor atingiu o limite recomendado e inspecionar a superfície da pista em busca de irregularidades, sulcos e trincas

O sistema de freio a tambor, muito usado na parte traseira do veículo é responsável por promover o atrito para ajudar a desacelerar o veículo. Item de segurança, composto por diversas peças, entre elas, lonas, molas, tubulação, cilindro e regulador, deve estar em boas condições para que a frenagem seja eficiente. Por isso, a marca premium de componentes para sistema de freios Fremax, apresenta algumas orientações aos reparadores na hora da manutenção.

Ao fazer o reparo, a fabricante recomenda, após a retirada do tambor de freio, avaliar a medida limite de desgaste da peça, se há trincas, sulcos, avarias. Caso haja irregularidades na superfície da pista, é necessário fazer a troca do tambor de freio para não correr o risco de desgastar prematuramente lonas novas.

Verificado o estado do tambor, é preciso observar as condições das lonas. Se estiverem desgastadas ou contaminadas por graxa e líquido de freio, devem ser substituídas.

Na próxima etapa, é necessário avaliar se há vazamentos, o estado do sangrador e se os pistões do cilindro não estão emperrados ou com vazamento de líquido. Também é possível analisar como está a instalação dos cilindros.

Ao final, deve ser feita a verificação do funcionamento do sistema de regulagem manual/automática do freio a tambor, observando a pressão das molas de retração das sapatas e se existe oxidação. Em seguida, basta avaliar o desempenho do freio de mão e fazer os ajustes se houver necessidade.

 

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