Apesar de sua longa vida útil, o servo freio pode apresentar falhas, como ruídos ou resistência ao pressionar o pedal
O sistema de frenagem, que é composto por várias peças, incluindo o servo freio, desempenha um papel crucial na prevenção de acidentes e na segurança viária. Também conhecido como hidrovácuo, o servo freio é um dispositivo projetado para amplificar e distribuir a força que o motorista aplica ao pedal do veículo, utilizando o princípio do diferencial de pressão.
Um sinal de comprometimento do servo freio pode ser o barulho de ar escapando ao acionar o freio. “A cada pressionada no pedal, o servo freio absorve ar do ambiente, porém um filtro é responsável por minimizar o ruído. Caso o som persista, é necessário levar o veículo a uma oficina de confiança para uma avaliação”, explica Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
Outro indicativo de problemas é a dificuldade em acionar o freio, manifestada como um pedal rígido. “Isso pode sugerir um vazamento no servo freio”, observa Marchiniak.Embora a peça possua uma durabilidade significativa, quando apresenta defeito, sua substituição é imprescindível, pois não é passível de reparo.