Avaliação: Honda Lead 110, o scooter bom de serviço ideal para a cidade

 15972_1

Sempre defendi que o melhor veículo para um caótico trânsito de uma megalópole como São Paulo é o scooter. Hoje, quase 20 anos depois de minha teses, vejo que o scooter tornou-se uma realidade aqui na cidade. E, Curiosamente, passados mais de 20 anos, não tive  a oportunidade de avaliar um.
honda-lead-110-azul
Bom, mas tudo mudou e hoje, com o Super TopMotor no ar, tive a grata satisfação de voltar a avaliar um scooter. O escolhido foi o Honda Lead 110 que, segundo o fabricante da asa,  é  considerado um sucesso no mercado brasileiro com mais  de 80 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 2009.
lead-110-2014-azul
O scooter Honda Lead 110 chama a atenção com seu design. A carenagem envolve o guidão e conta com farol com lente multi-focal de luz de 35/30 watts e assegura ótima visibilidade durante a pilotagem. As setas são integradas ao escudo frontal e recebem lentes transparentes multi-refletivas com lâmpadas na cor âmbar, podendo ser facilmente visualizadas pelos demais motociclistas no trânsito. Na parte traseira, os piscas também são integrados à lanterna.
images
Seu painel de instrumentos é composto por velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, indicador da temperatura do motor, além de luzes-espia da injeção eletrônica e farol alto.
Lead-21
Para garantir o conforto do piloto e do garupa, o formato do assento é em dois níveis e com 740 mm de altura do solo. O assoalho permite a proteção e o descanso dos pés do piloto e seu formato mais esguio facilita o apoio dos pés no chão. Para o garupa, peladeiras de alumínio retráteis garantem o conforto, além de alças de alumínio integradas ao bagageiro.
maxresdefault
Um dos principais atrativos do modelo, que conquistou o mercado brasileiro pela grande praticidade, é o amplo compartimento sob o banco. Aberto pela chave de ignição, tem a capacidade para acomodar dois capacetes. Há ainda um porta objetos localizado abaixo do painel, também trancado com chave, e um gancho de utilidades para transporte de bolsa ou sacola. É possível também acomodar um bauleto (disponível no mercado), graças ao bagageiro traseiro em alumínio.
0831951637
O tanque de combustível, com capacidade para armazenar 6,5 litros (com reserva de 1,8 litros), está instalado sob a plataforma sobre a qual o piloto apoia seus pés. O acesso é facilitado pelo bocal externo, protegido por capa e tampa com chave.
honda-lead-110-guantera_hd_34214
O Lead 110 é equipado com motor de 108 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, com duas válvulas e arrefecido a líquido. O modelo é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que garante economia e confiabilidade, gerando potência máxima de 9,2 cv a 7.500 rpm, e torque de 0,97 kgf.m a 6.000 rpm.
honda-lead-110-motor_hd_34216
O modelo conta com transmissão automática tipo CVT (V-Matic), que proporciona conforto e fácil pilotagem, uma vez que não é necessário trocar de marchas: basta acelerar.
A motocicleta recebe chassi do tipo monobloco com “underbone” em aço tubular resistente, garantindo maneabilidade e segurança na pilotagem. As suspensões, do tipo garfo telescópico com 90 mm de curso na dianteira e monoamortecida com 84 mm de curso na traseira, ampliam o conforto do piloto, proporcionando uma pilotagem mais segura e agradável. Para completar o conjunto, o Lead 110 conta com rodas de 12’’ na dianteira e 10’’ na traseira.
Ainda no quesito pilotagem segura, o modelo é equipado com um eficaz sistema de freios CBS (Combined Brake System). Composto por disco com 190 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira, a tecnologia permite que ao acionar o freio traseiro, o dianteiro seja acionado simultaneamente, aumentando a segurança e melhorando a frenagem. Possui ainda freio de estacionamento, acionado junto ao manete do freio traseiro.
honda-lead-110-freno-delantero_hd_34211
Pilotar o scooter Honda Lead 110 foi uma verdadeira volta ao passado. E, antes que me esqueça, havia esquecido do efeito giroscópico. Cada pancada e sentia no corpo graças as rodas pequenas. Mas isso não foi nenhum problema. O Lead 110, como já disse, mostrou-se ideal para o trânsito caótico da cidade respondendo facilmente quado se era exigido o motos. O freios, também, de fácil acionamento e respostas rápidas. Um pequeno trecho de estrada também fez parte da nossa avaliação do Honda Lead 110. E, olha, saiu-se muito bem não decepcionando.
Disponível nas cores preta-fosco, vermelho-metálico e azul-fosco, oHond  Lead 110 tem preço público sugerido de R$ 6.250,00, com base no Estado de São Paulo, e sem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano e sem limite de quilometragem. Vou comprar o  meu, em breve!
 
 
 
 
 
 
 
 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes