Nissan Motor Company anunciou hoje uma parceria global de cinco anos com a City Football Group (CFG), organização dona de negócios de relevância global em times de futebol e de empresas de suporte técnico e de marketing esportivo. A empresa japonesa será o parceiro automotivo oficial da rede de futebol da organização, que inclui operações no Yokohama F-Marinos – que tem controle acionário da Nissan –; na liga inglesa Barclays Premier League Champions; nos times masculino e feminino do Manchester City FC; no recém-criado New York City FC e no Melbourne City FC. A City Football Group também proprietária de empresas de marketing e serviços para o futebol com escritórios em todo o mundo.
Com o acordo, a Nissan torna-se patrocinadora do Manchester City, atual campeão inglês, podendo explorar também as possibilidades de uma forte presença no famoso estádio do clube, o Etihad Stadium, e do engajamento de torcedores em campanhas por todo o mundo. Isso tudo junto com os direitos exclusivos nos territórios de cada um dos times da rede de futebol da CFG.
O anúncio é o segundo passo da colaboração entre as duas corporações. A primeira foi anunciada em maio deste ano, quando a CFG assumiu participação minoritária no Yokohama F-Marinos – que é controlado pela Nissan – para fornecer seu conhecimento, experiência e serviços ao clube da J-League por meio das empresas City Football Service e City Football Service Marketing.
“A Nissan sempre foi imensamente orgulhosa de participar da história do Yokohama F-Marinos. Agora o privilégio é fazer parte da história da CFG e da sua rede de times de futebol pelo mundo”, disse Carlos Ghosn, presidente mundial e CEO da Nissan, durante o anúncio da parceria. “Esse acordo inovador amplia o nosso investimento no futebol, que é uma plataforma fundamental para fortalecer ainda mais a nossa marca globalmente. Além disso, permitirá à Nissan associar o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo com o time de maior crescimento no mundo de futebol, um exemplo de como a colaboração irá emparelhar inovação com inovação para trazer a emoção da Nissan e do futebol aos clientes em todo o mundo.”
Khaldoon al Mubarak, presidente da City Football Group, adicionou: “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Nissan como nosso primeiro parceiro global de todo o grupo CFG. A Nissan é líder em inovação e sustentabilidade, valores que estão também no coração da nossa organização. Por meio do nosso investimento e apoio ao Yokohama F-Marinos ficou muito claro que a Nissan e a CFG também compartilham uma paixão e ambição comum para um maior crescimento e desenvolvimento. Como resultado, esta nova parceria se apresenta com oportunidades incrivelmente emocionantes para colaborar por meio do futebol no Japão e em todo o mundo.”
Incluindo o Manchester City FC, um dos clubes de futebol que mais crescem no mundo, a rede CFG de clubes de futebol representa uma excelente plataforma para a Nissan com a expansão da sua associação com a modalidade em todo o mundo. A recente contratação da estrela do futebol mundial, David Villa, atacante espanhol campeão do mundo em 2010, para atuar no New York City FC, time criado há um ano para disputar a liga norte-americana de futebol MSL a partir de 2015, reflete o potencial do modelo de negócio único da rede.
Além da parceria com a CFG, a Nissan anunciou recentemente o patrocínio das próximas três temporadas da UEFA Champions League, principal liga de clubes da Europa. A empresa também é patrocinadora oficial dos jogos Rio 2016; de times olímpicos; da Copa das Nações Africanas e de embaixadores esportivos como os medalhistas Usain Bolt e Chris Hoy.