A Toyota revelou a sua nova máquina de ralis, o GT86 CS-R3. O novo bólide, homologado pelo regulamento técnico da FIA, estará disponível no primeiro trimestre do próximo ano. Porem, a estreia oficial está agendada para o Rali da Alemanha ainda em agosto deste ano, onde desempenhará funções de carro madrinha, ou a”abre trilha”, com o número zero e que abrirá os trechos da prova germânica, com a vencedora da Ladies Cup World Rally Championship, Isolde Holderied, ao volante.
O GT86 CS-R3 é equipado com tração traseira e enquadra-se na classe R3 da Federação Internacional do Automóvel (FIA). O motor é um boxer de 2 litros com potência entre 240 e 250cv face aos 200cv da versão urbana do modelo. A potência é transferida para as rodas traseiras através de uma transmissão sequencial de seis velocidades e um diferencial autoblocante com regulagem de rampa variável. A suspensão foi alvo de profundas alterações. Passou a ser independente tipo MacPherson na frente e triângulos duplos sobrepostos na traseira. As alterações efetuadas permitiu a GT86 CS-R3 uma redução no peso na ordem dos 195 kg. O peso passa a ser de 1080 kg.