A quem goste e quem não goste. Mas, um item torna-o marcante: é um Toyota. Depois das avaliações do Etios hatch e Cross, faltava apenas um membro da família dos compactos japonesas para avaliarmos, o sedã. E, para fechar este ciclo, Super TopMotor avaliou o modelo da Toyota.
Lançado mundialmente no ano de 2010, desembarcou aqui dois anos depois em 2012 e está sendo fabricado na unidade de Sorocaba/SP da Toyota. O design do Toyota Etios sedã tem várias opiniões: umas de que o carro é de extremo mau gosto outras de que o carro é bunitinho. No meu caso, gosto muito do sedã, em detrimento aos seus outros dois irmãos. A história de dianteira falar com a traseira cai muito bem nele.
A versão avaliada foi a XLS que é completa e conta painel Total Black, utilizado em veículos de categoria superior, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, o que garante melhor visualização, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, além de espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria.
O revestimento dos bancos é o Sport Comfort, proporcionando sofisticação, sistema de áudio Double DIN com design moderno, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB. Complementam o acabamento do painel os novos botões cromados do comando do ar-condicionado e detalhes cromados nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio.
Suas dimensões são compactas: comprimento de 4.260 mm; largura de 1.690 mm; altura de 1.510 mm; distância entre eixos de 2.550 mm; peso de 945 kg; 562 litros de volume do porta-malas e tanque de combustível com capacidade para 45 litros. Os pneus tem são da medida 175/65 R15.
O Toyota Etios XLS sedã é equipado com motor 1.5 16V flex de até 96,5 cv de potência, se o mesmo utilizar etanol como combustível. A transmissão é manual de cinco velocidades mais a ré. Traz ainda direção eletro-assistida progressiva e ajuste de suspensão. Se peso é de apenas 945 kg o que significa uma relação peso/potência de 9,80 kg/cv.
E a avaliação? Vamos a ela: o Toyota Etios XLS sedã é um veículo muito confortável e, diria eu, honesto. Como já disse, ele tem seus fãs e aqueles que não gostam. Porém, é um Toyota que traz toda uma história de sucesso por trás. Uma marca realmente muito respeitada.
Partida acionada e lá vai o Etios sedã rodar. Suas trocas de marcha são precisas e muito macias. O escalonamento das mesmas é muito bem feito. E o motor? Responde muito bem e tem fôlego para o dia a dia pela cidade. Os freios ABS, agora obrigatórios em todos os veículos, respondem muito bem quando acionados. A baixa relação peso potência do compacto sedã oriental garante força. Enfim, um veículo agradável e que vale a pena ter um na garagem. Seu preço é a partir de R$ 44.990 e vale a pena. Só faltou mesmo um item: um câmbio automático já que seus concorrentes o tem.