O evento de blues e jazz de maior abrangência nacional se reinventa e mostra novos caminhos para os grandes festivais
O Festival BB Seguros de Blues e Jazz já começou. Nesta edição a novidade, devido a pandeia do Covid-19, é acompanhar o festival em casa e drive-in. No elenco, grandes nomes internacionais como Robben Ford, Stanley Jordan, Rick Wakeman, Al Di Meola, além dos craques brasileiros Pepeu Gomes, Toninho Horta, Yamandu, Edgard Scandurra, Blues Etílicos, entre outros.
Um dos grandes prejudicados pela pandemia do novo coronavírus foi o mundo dos shows musicais. Vários eventos importantes tiveram de ser cancelados ou mesmo adiados, e ainda sem novas datas confirmadas. Por isso, é animador saber que a 6ª edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz começou dia 26 de setembro e vi até 14 de novembro.
Para que isso fosse possível, várias adaptações se fizeram necessárias. Dado que os artistas são de várias regiões do Brasil e do exterior, os shows estão sendo previamente gravados, mas com todo o cuidado para preservar o clima quente e intenso das performances ao vivo. Cada apresentação está sendo registrada especialmente para esta ocasião, em locais e cenários diferentes (estúdios, casas dos músicos etc) e seguindo todas as recomendações de segurança e saúde.
Se nas edições presenciais o conceito era “um dia para curtir com a família e os amigos”, na edição online ele mantém a mesma essência, porém adaptada à nova realidade: “um dia para se conectar com a família e os amigos”. A programação mescla blues e jazz e conta com line up caprichada e programação para as crianças.
Como forma de tornar a experiência ainda mais agradável, dois apresentadores, ao vivo, o ator, músico e cantor Thiago Thomé e a cantora e atriz Lilian Valeska, mostrarão nos intervalos entrevistas feitas com os artistas participantes do festival, nas quais eles revelam curiosidades sobre suas carreiras e os shows. Também haverá interação ao vivo com os internautas, onde poderão fazer perguntas, enviar mensagens.
Nas cinco primeiras cidades teremos a exibição simultânea do Festival no Drive, de acordo com a etapa: Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. Os shows serão exibidos em um telão e os ingressos gratuitos poderão ser reservados pelo público em link a ser divulgado na semana de cada apresentação. As prescrições de segurança e saúde também serão seguidas à risca, para que as pessoas, dentro de seus carros, possam curtir os shows com toda a segurança e conforto.
O encerramento do projeto será uma edição especial celebrando a cidade do Recife, com três shows inéditos e a participação do público, que irá escolher os 4 shows favoritos entre os transmitidos nas cidades anteriores para poder curtir novamente!
Para as crianças, foi escalado o grupo A Hora da História, que se incumbirá da “contação de histórias”. A cada domingo, um conteúdo novo para a garotada.
Desde o seu início, em 2015, o Festival BB de Seguros de Blues e Jazz ultrapassou as 500 mil pessoas em termos de público, tendo se tornado o evento brasileiro dedicado ao jazz e ao blues com maior abrangência, ao atingir oito capitais de diferentes regiões do País.
O projeto é realizado via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da BB Seguros e realização da Marolo Produções e Ministério do Turismo, Governo Federal / Pátria Amada.
6ª Edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz
Transmissão online: https://business.facebook.com/festivalbbseguros/
https://www.youtube.com/festivalbbsegurosdebluesejazz
Transmissão em Drive in: Belo Horizonte, 10/10 – São Paulo, 31/10 – Brasília, 7/11 – Porto Alegre
Contação de História: História, música e diversão para a criançada com a Cia. Da História!
Para assistir: https://business.facebook.com/festivalbbseguros/
https://www.youtube.com/festivalbbsegurosdebluesejazz
Confira a programação do dia 10 de outubro
17h – Marco Lobo
18h – Jazz Rock Trio
19h – Cristina Braga
20h – Nômade Orquestra
21h – Mary Lane
22h – Rick Wakeman
23h – Nuno Mindelis