A importância da bieleta na suspensão

Especialista explica o porquê deste importante item para a segurança do automóvel

O amortecedor é a principal peça da suspensão do veículo, mas para que o sistema funcione adequadamente, também é importante dar atenção especial aos outros componentes, como as bieletas, por exemplo.

Fundamental para a segurança veicular, a suspensão controla as oscilações da carroceria decorrentes da sua movimentação nas mais diversas condições de pavimento, além de absorver todos os impactos causados pelas imperfeições do solo, garantindo dirigibilidade, conforto e, consequentemente, a segurança da viagem. No caso das bieletas, a função principal é conectar a barra estabilizadora à suspensão do veículo, permitindo que a barra exerça a sua função de controlar a inclinação do veículo em curvas, ajudando a manter o contato entre pneus e o solo, ou seja, a bieleta faz a “ponte” entre a suspensão e a barra estabilizadora, transmitindo as forças dinâmicas geradas pelas inclinações laterais da carroceria.

Rangido ou barulho proveniente de folgas ou desgaste das buchas das fixações e deformação na estrutura são sinais de avaria nas bieletas. Em todas estas situações, é recomendado procurar uma oficina de confiança para confirmar a necessidade de troca da peça. Caso seja necessária a substituição do componente, é fundamental optar por componentes confiáveis, com qualidade reconhecida como aqueles da Cofap. O know-how da marca em amortecedores é compartilhado com os outros itens da suspensão, o que também faz com que seja referência em qualidade e confiabilidade na linha de bieletas.

A Cofap tem o maior portfólio de bieletas com cerca de 300 códigos, graças à estratégia de manter um cronograma de lançamentos que acompanham todas as movimentações da indústria automotiva brasileira.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes