A importância da manutenção preventiva

Especialista fala sobre o que é necessário fazer

O mercado de veículos usados está aquecido. De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores, o segmento movimentou mais de 1 milhão de unidades em março desse ano e a tendência é de crescimento.

Principais marcas do mercado brasileiro de reposição de autopeças, a Cofap e a Magneti Marelli investem em um cronograma intenso de lançamentos de produtos para atender essa frota circulante. Somente no ano passado, foram mais de 1.600 novos códigos no mercado reparador, sendo 520 lançamentos com a marca Cofap e cerca de 800 com a marca Magneti Marelli. Além disso, a gama de produtos cresceu com seis novas linhas: pastilhas e patins de freio moto, jogos de anéis, mangueiras automotivas, elétrica moto, sensor de desgaste de pastilhas de freio automotivas e módulos de combustível, superando a marca de 70 linhas e famílias de autopeças e motopeças. Mesmo diante dos desafios impostos ao mercado devido à pandemia, a empresa seguiu investindo na ampliação da sua gama de produtos. Para 2022, nove novas linhas devem ser somadas ao portfólio da empresa. Os especialistas da marca chamam a atenção para a necessidade da manutenção preventiva em veículos usados.

Entre os sistemas que devem ser priorizados na hora da revisão está o de suspensão, especialmente os amortecedores, por terem papel fundamental na segurança veicular. O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, pois garante que os pneus estejam sempre em contato com o solo, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade. Por ser o mais importante item do sistema de suspensão, requer revisão periódica, considerando que nem sempre a perda de eficiência dos amortecedores, que ocorre naturalmente devido aos extremos esforços a que está submetido, podem ser percebidos pelo motorista. Vale lembrar que a durabilidade desse componente está diretamente ligada ao tipo de condução e de utilização do veículo. Amortecedores utilizados em veículos que rodam somente em vias pavimentadas tem a probabilidade de apresentarem uma vida útil bem maior do que veículos utilizados em meio rural, estradas de terra ou mal conservadas. Do mesmo modo, motoristas que passam por lombadas e buracos ou obstáculos sem reduzir a velocidade estão contribuindo para aumentar os riscos de avaria e perda de eficiência, não somente dos amortecedores, mas de todos os componentes do sistema de suspensão do veículo.

Produzidos há cerca de 70 anos para a indústria automobilística brasileira, os amortecedores Cofap são fornecidos para o mercado de equipamento original, atendendo a maioria das montadoras, destinados a veículos leves, comerciais leves e pesados, e para o mercado de reposição de autopeças, incluindo amortecedores para motocicletas e scooters, mantendo uma liderança confortável nos dois segmentos de mercado.

Na hora de revisar o veículo também é preciso ficar atento às condições do sistema de freio, do sistema de ignição, do sistema de iluminação e do sistema elétrico.

No caso do sistema de freios, destaque para as pastilhas, componente de desgaste. A dica da Cofap é ficar atento aos ruídos e chiados ao acionar o freio, que indicam que é hora de substituir as pastilhas para que a eficiência do sistema de freios não seja comprometida. Evitar freadas bruscas e descidas na “banguela” (carros com câmbio manual), por exemplo, poupam as pastilhas de um desgaste acelerado. As pastilhas de freio Cofap possuem o DNA de quem acompanha a indústria brasileira desde o seu início e proporcionam segurança aos usuários e tranquilidade aos reparadores, que têm na marca a garantia de um produto que respeita os mesmos padrões de qualidade e produção do produto genuíno.

O sistema de ignição, por ter papel ativo no funcionamento do motor, pode provocar perda de potência, dificuldade na hora de acionar o motor do veículo e aumento do consumo de combustível. Para evitar surpresas inesperadas como o apagão do motor, gastos indesejáveis e até mesmo danos mais graves, é recomendado realizar revisões periódicas no conjunto de modo a prevenir transtornos e avarias.

Assim, atenção especial para as velas de ignição, cabos de vela e bobinas. Os produtos Magneti Marelli carregam o know-how da marca que é sinônimo de alimentação de combustível, ignição e gerenciamento eletrônico, acompanhando a evolução dos motores a combustão há mais de 100 anos, incluindo as versões de competição, como os da Fórmula 1.

No sistema de iluminação, as lâmpadas desempenham papel de destaque. Além de serem importantes para a segurança, porque garantem a visibilidade ideal para o motorista, também têm a sua funcionalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o artigo 230, “conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas” é infração média, com multa de R$130,16, somada a quatro pontos na CNH. As lâmpadas Magneti Marelli possuem cobertura de mais de 90% da frota nacional. São 88 códigos de produtos que atendem veículos leves, pesados, industriais, agrícolas e motocicletas, com excelente relação custo-benefício.

Coração do sistema elétrico, as baterias da marca Magneti Marelli, reconhecidas mundialmente pelo desempenho e confiabilidade, garantem o fornecimento de energia para o motor de partida, além da alimentação do sistema de ignição e injeção eletrônica. Dificuldade em dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais evidentes de que a bateria deve ser verificada imediatamente.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes