Motorista deve ficar atento ao estado das palhetas. Se estiveram em condições ineficientes, o condutor pode ser multado e até ter o veículo recolhido
Com a proximidade do verão e, consequentemente, do período de chuvas intensas, é importante realizar a revisão das palhetas limpadoras de para-brisas. Quando em perfeitas condições de uso, esses itens são responsáveis por garantir a visibilidade e a segurança em dias chuvosos.
A Marelli Cofap Aftermarket recomenda que o componente seja revisado a cada seis meses. Quando desgastadas ou ressecadas, as palhetas podem causar danos ao para-brisas, além de aumentar o risco de acidentes sob chuva na medida em que a visão do motorista pode ficar prejudicada. Elas devem ser substituídas quando surgem riscos ou faixas no para-brisa, ou quando o vidro apresentar aspecto externo embaçado.
Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave. O veículo pode ser multado e até recolhido. O reservatório de água também deve estar sempre abastecido, caso contrário, o veículo também pode ser multado e retido. Vale a dica de utilizar algum aditivo limpador de qualidade no reservatório de fluido do lavador de para-brisas, no sentido de auxiliar as palhetas na limpeza.