Época de chuvas intensas se faz necessário cuidadoos empecias com os limpadores
A estação mais seca do ano ficou para trás e o verão está se aproximando. Com isso, entramos no período de chuvas, que vão ficando mais intensas em todo o Brasil. Por isso, é importante que as palhetas limpadoras de para-brisas estejam em perfeitas condições de funcionamento, já que são itens fundamentais para a segurança.
A Marelli Cofap Aftermarket ressalta que as palhetas desgastadas ou ressecadas podem causar danos ao para-brisas, comprometendo a segurança na condução do veículo devido à perda de capacidade de limpeza do vidro do para-brisas. Assim, elas devem ser substituídas quando surgem riscos ou faixas no para-brisas, ou quando o vidro ficar embaçado pelo lado de fora.
Recomenda-se que o componente seja verificado a cada seis meses, já que, como todo equipamento, o limpador de para-brisa também está sujeito ao desgaste natural de uso, que em algum momento exigirá a substituição. A seguir estão algumas dicas de conservação das palhetas:
- Limpe apenas com água e sabão – as palhetas exigem uma limpeza simples. Geralmente, água e sabão resolvem o problema. Sempre que você lavar o carro, utilize um pano úmido para higienizar as borrachas. É indicado repetir o procedimento pelo menos uma vez por semana.
- Não utilize produtos inadequados – durante a limpeza das palhetas, é fundamental não utilizar nenhum produto químico, ou seja, silicone, spray, querosene e detergente estão proibidos, pois podem ressecar a borracha do limpador.
- Acione a água do esguicho – uma prática positiva para aumentar a durabilidade das palhetas é esguichar a água do reservatório todos os dias. Essa ação hidrata a borracha, além de manter a peça limpa e conservada por mais tempo.
- A exposição prolongada às intempéries também acelera a perda de eficiência do componente.
É importante lembrar que trafegar com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. O veículo pode ser multado e até recolhido. O reservatório de água também deve estar sempre abastecido, caso contrário, o veículo também pode ser multado e retido.