A Suzuki apresenta o novo S-Cross, com sistema AllGrip

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O novo S-Cross é a aposta da vez para a Suzuki, concorrendo no segmento mais disputado atualmente, dos crossover´s, com rivais nada menos que os novos Honda HR-V e Jeep Renegade. A Suzuki apresentou seu novo carro, como sendo “um novo conceito de crossover, uma nova geração”.
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“O novo S-Cross, foi desenvolvido com foco em eficiência e segurança. Privilegia a facilidade de uso e afinidade com o usuário, tornando-o ‘easy to drive ’ ! “. Afirma Luiz Rosenfeld, presidente da marca Suzuki no brasil. Ele grifou em sua apresentação que não pretende vender muitas unidades do novo S-Cross, mas que estão construindo a marca no brasil com a excelência no atendimento ao cliente. “Este carro foi desenvolvido com foco nas pessoas. Ele é fácil de dirigir, eficiente e seguro” disse o presidente.
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São quatro as versões do SUV compacto, que já está chegando nas 54 concessionárias da rede: GL MT (manual) por R$ 74.900, GLX CVT (automático) por R$ 88.900, GLX 4WD CVT (4×4 e automático) por R$ 95.900 e o top GLS 4WD CVT (4×4 e automático) por R$ 105.900. As diferenças entre o GLX CVT e o GLX 4WD CVT são os bancos em couro e tração 4×4. A versão top vem equipada, além dos já citados bancos em couro,  câmbio automático com shift paddless, 4×4, teto solar panorâmico (com função double sliding, com abertura superior aos disponíveis no mercado), pintura de teto (opcional só para esta versão), fárois HID (high-intensity discharge) com lavadores, lanternas em Led, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico. Entre os equipamentos de tecnologia embarcada chamou a atenção o sistema multimídia com navegação integrada, wi-fi e tela de 8″ (o aparelho possibilita conectar via wi-fi no seu celular e rodar Waze, Google Maps ou qualquer outro aplicativo usando a internet do celular. Dirigir no trânsito de São Paulo sendo guiado pelo Waze numa tela central de 8″ foi uma experiência muito confortável e segura).
Câmbio CVT 7 Marchas
Um dos principais atrativos do novo SUV da Suzuki é o sistema AllGrip, que interpreta o movimento do motorista ao volante combinado com o micro escorregamento dos pneus no solo e modula a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Se necessário, o sistema ainda aplica frenagem de forma individual em qualquer uma das rodas para garantir aderência e tração.
A tecnologia de aderência total AllGrip incorpora um inovador padrão de segurança ativa embarcado no Suzuki S-Cross. Controla não só a transmissão de força às rodas do eixo traseiro, como também atua em conjunto com os sistemas de motor, transmissão, TCS (controle de tração) e ESP (controle de estabilidade) e direção.
O modelo pode atuar em quatro diferentes modos de tração:
– AUTO: proporciona maior economia de combustível em condições normais de uso e automaticamente muda de 2WD para 4WD, de acordo com as necessidades do terreno;
– SPORT: Otimiza as trocas de marchas e as características de torque do motor, pois com menor aceleração, mantem a rotação alta o suficiente para uma resposta imediata. O sistema ainda transfere torque para o eixo traseiro para promover melhor desempenho em curvas, privilegiando uma direção mais esportiva.
– SNOW / MUD: otimiza o desempenho em pisos de baixa aderência como neve, lama ou outras superfícies escorregadias. O uso do modo SNOW / MUD também controla a tendência sobre esterço e sub esterço, tornando a condução o mais estável possível mesmo nos pisos mais escorregadios.
– LOCK (4WD): para uso off-road em piso de baixa aderência, auxilia a saída do veículo quando atolado em lama, areia, neve, etc. Isto é possível através de um torque elevado e constante que é enviado a todas as rodas (quase 50/50).
Painel 2
 
O S-Cross possui extensa lista de tecnologias que ajuda a evitar acidentes:
– Alta Capacidade de resposta aos comandos do motorista.
– Tecnologia All Grip que modula a distribuição de torque nas quatro rodas.
– Sistema VGR de direção elétrica com passo variável.
– Esforço de direção modulado pelo sistema All Grip.
– Retrovisor eletrocrômico.
– Sensor crepuscular inteligente.
– Sensor de chuva.
– Amplo campo de visibilidade.
– Faróis bi-xenon.
– Freios ABS, EBD, BAS e BOS de 9°geração.
– Sistema de controle de estabilidade (ESP).
– Sistema TCS de controle de tração.
– Isofix com dupla posição.
Retrovisor Eletrocrômico
E ainda, em caso de acidente o novo S-Cross protege seus ocupantes com as seguintes tecnologias:
– TECT – Estrutura leve e resistente.
– Estrutura deformável.
– Célula de sobrevivência.
– Barras de proteção lateral.
– 6 Air Bags.
– Cintos de segurança com detonador pré-tensionador.
– Coluna de direção deformável.
– Pedal de freio desarmável.
– Estrutura deformável em caso de atropelamento.
Carroceria
O Suzuki S-Cross é um crossover leve, com apenas 1.125kg, e um eficiente motor 1.6 de 120cv e 15,5kgfm de torque, que equipa todas as versões e promete um consumo reduzido de combustível e baixa emissão de poluentes. Os dados registrados pelo INMETRO foram; 11,9 km/l – Ciclo Urbano e 13,2 km/l – Ciclo Rodoviário.
Na categoria SUV compacto o novo S-Cross está classificado com nota A e também ganhou o selo CONPET pelo seu desempenho tanto na sua categoria como na geral.
A Suzuki investiu também na construção de uma carroceria leve para proteção dos ocupantes, além de capô, para-choques e partes da carroceria com estruturas de absorção de impacto que atenuam a extensão dos ferimentos em caso de atropelamento. Como consequência o novo S-Cross conquistou a classificação de cinco estrelas (a maior disponível) para ocupantes (adultos e crianças) e pedestres no Euro NCAP.
A segurança é o tema de maior relevância neste novo produto e além de tudo que já citamos sobre a segurança embarcada, ainda devem ser citados equipamentos como ESP (programa de estabilidade eletrônica) e TSC (sistema de controle da tração). No sistema de freios conta com ABS (sistema antibloqueio de 9ª geração) / EBD (distribuição de frenagem eletrônica) / BAS (assistente de frenagem) e BOS (sistema de freio assistido, onde inibe o movimento do veiculo em caso de aplicação simultânea de freio e acelerador.
Airbags são seis no total, cortina, frontal e lateral, exceto para a versão de entrada que conta apenas com frontais.
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A direção de passo variável torna as respostas do S-Cross mais precisas ao iniciar uma curva, e mais rápidas durante as mesmas, melhorando a dirigibilidade tanto em alta quanto em baixa velocidade. O volante multifuncional conta com sistema de regulagem de profundidade, controle do multimídia, telefone, cruzeiro e um limitador de velocidade.
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Sistema crepuscular inteligente, que aciona automaticamente os faróis e lanternas na perda de luminosidade e o sensor de chuva, que aciona e ajusta automaticamente a velocidade do limpador de para brisas de acordo com a intensidade da chuva e velocidade do veículo, também estão presentes.
A transmissão CVT de sete posições com paddle shift permite as trocas de marcha de modo manual, tornando a condução mais esportiva quando desejada.
A tecnologia amada por muitos e que também esta presente no novo S-Cross é o Hill Hold, que facilita saídas em rampas e evita que o carro se movimente para trás quando o condutor move o pé do pedal do freio para o pedal do acelerador.
O porta-malas conta com uma tampa que nivela o assoalho com os bancos rebatidos, facilitando a acomodação de objetos maiores. Abaixo da tampa ainda há espaço para outros volumes, além de dois compartimentos laterais que podem ser abertos para objetos largos. A tampa pode ser removida ou baixada no piso da área de bagagem, permitindo que itens altos possam ser carregados.
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Apesar de ter opção com multimídia, o S-Cross não conta com câmera de ré de série nem na versão top, só como opcional, mas possui sensores de proximidade dianteiro e traseiro com aviso sonoro e indicação gráfica integrada ao computador de bordo de cristal liquido.
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O painel de instrumentos é funcional e de fácil leitura, incorpora o velocímetro, conta giros e computador de bordo de 12 funções, sendo elas: relógio, modo de tração 4X4 (somente nos veículos 4WD), temperatura externa, consumo instantâneo de combustível, consumo médio, autonomia, velocidade média, indicador de posição de marcha, Gear Shift Indicator – Orientação do momento de troca de marcha para melhor consumo de combustível, hodômetro total e parcial A e B e gráficos dos sensores de aproximação dianteiro e traseiro.
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O ar condicionado é digital e dual zone (exceto na versão GL que é analógico)
Ar Condicionado Dual Zone
Sistema keyless (exceto na versão GL que é com chave).
Push Start System
Destaque especial para as rodas de aro 17 – Black & Diamond que da ainda mais movimento e leveza ao desenho do S-Cross e são montadas com pneus Pirelli P-Zero Nero 225/50 e na versão GL aro de liga 16 com pneus 205/60.
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Há uma limitada variedade nas combinações de cores: Bronze / Bege, Cinza / Preto, Prata / Preto e Branco / Preto.
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Nossa experiencia com o Suzuki S-Cross foi muito boa, o carro é amigável ao guiar, com boa visibilidade, excelentes freios, suspensão firme e bem ajustada que transmite conforto e segurança na cidade e em rodovia. Testamos de São Paulo ao Guarujá com chuva, em trechos de serra e o carro como um todo transmitiu muita segurança. Sistema AllGrip foi testado e aprovado!

Texto: Flávio Verna

Fotos: Flávio Verna e Murilo Mattos / divulgação

Viagem a convite da Suzuki

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