Acionamento inteligente de torque de came (iCTA) da BorgWarner melhora a economia de combustível da GAC Motor

A tecnologia patenteada permite menores emissões, maior economia de combustível e melhor desempenho do motor

A BorgWarner firmou parceria com a GAC Motor para incorporar sua nova geração de acionadores CTA − acionadores inteligentes de torque de came (iCTA) − aos motores a combustão da GAC e alguns modelos com aplicações híbridas. À medida que os padrões de emissão se tornam mais rigorosos, as montadoras chinesas estão buscando tecnologias de admissão e escape mais eficientes e ajustáveis para atender às futuras regulamentações de emissões. Um ótimo complemento para a tecnologia de comando de válvula variável da BorgWarner, o iCTA combina os melhores atributos das tecnologias de acionamento de torque de came (CTA) e da assistência de torção (TA) para melhor eficiência e economia de combustível, oferecendo às montadoras a oportunidade de enfrentar a exigente norma Euro VI. O iCTA é um dispositivo que controla a sincronização do motor a uma taxa de atuação rápida com baixa oscilação. Ele será instalado primeiro no novo SUV compacto da GAC, o GS3. A GAC iniciou a produção em massa com essa tecnologia BorgWarner em junho.

“Estamos felizes em ampliar nossa parceria de longa data com a GAC Motor”, disse Brady D. Ericson, presidente e gerente-geral da BorgWarner Morse Systems. “Nossa nova tecnologia iCTA é adequada para motores a combustão e aplicações híbridas, cada vez mais populares. Nossa tecnologia iCTA pode operar em uma variedade de tipos de motores, enriquecendo o portfólio de produtos para comando de válvula variável líder de mercado da BorgWarner. Desenvolvemos essa inovação mais recente e realizamos uma ampla gama de testes para atender às necessidades de nossos clientes.”

O iCTA oferece sincronização rápida do came em toda a faixa de operação do motor, reduzindo as emissões e melhorando a eficiência de combustível, mantendo o desempenho ideal do veículo. Os acionadores inteligentes de torque de came da BorgWarner permitem que o motor seja ajustado para a abertura e fechamento ideais das válvulas, a fim de maximizar o fluxo de ar quando o motor precisar e minimizá-lo quando não precisar. Recirculando o óleo dentro do atuador, o iCTA reduz a demanda de óleo e as perdas parasitárias do motor em relação às soluções de concorrentes para os motores de 43 cilindros (I3) em linha. À medida que o eixo de comando gira, ele oscila devido ao torque do came e o iCTA captura este torque e utiliza sua energia para aumentar a energia da bomba de óleo do motor. A tecnologia atua em conjunto com controles de solenoide de força variável montados na frente e uma válvula de carretel montada no centro, dentro do parafuso, que liga o acionador ao eixo de comando. Além disso, oferece uma tecnologia opcional de bloqueio intermediário (MPL) passivo que garante um retorno seguro do travamento à posição intermediária para partidas confiáveis do motor sob qualquer condição de operação.

O iCTA permite uma rápida taxa de atuação das fases da válvula do motor em todas as rotações  e mantém a operação estável com baixa pressão do óleo. Essa tecnologia pode ser usada em qualquer configuração de motor: de I3 (3 cilindros), I4 (4 cilindros) a V6, entre outras. Seu desempenho é consistente, independentemente da faixa de velocidade, possui um pacote compacto e é uma solução econômica para melhor gerenciar o fluxo de ar para uma variedade de condições de direção, desde partidas a frio até viagens em rodovias. Em termos de pacote, o iCTA integra todos os recursos necessários da arquitetura existente dentro do parafuso central para permitir a intercambiabilidade com um acionador CTA ou TA. Agora, este produto é produzido na fábrica da BorgWarner em Ningbo, na China.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes