Os fãs do tênis têm uma oportunidade única amanhã, domingo dia 19 de abril: conhecer a taça que Gustavo “Guga” Kuerten ergueu três vezes em Paris consagrando o catarinense como um dos “reis do saibro”. A Copa dos Mosqueteiros, junto com a Copa Suzanne Lenglen dada às campeãs, serão expostas ao público ao lado da quadra central do Clube Paineiras do Morumbi durante a final do “Rendez-Vous à Roland-Garros, em parceria com a Longines”. As decisões da categoria masculina e feminina começam às 9h30, com entrada gratuita, e transmissão ao vivo pelo BandSports.
Os dois troféus chegaram ao Brasil na terça-feira, dia 14 de abril, para promover uma série de ações iniciadas com o torneio juvenil qualificatório para Roland-Garros, disputado no Paineiras por 32 jovens brasileiros. Os campeões disputarão um triangular em Paris, no dia 24 de maio, com os vencedores da China e Índia para definir quem entrará direto na chave juvenil do Grand Slam.
Na quarta-feira, dia 15, as taças foram a atração principal da cerimônia de abertura da competição, quando os tenistas e convidados tiraram muitas fotos ao lado das relíquias. Na quinta-feira, os troféus “passearam” por São Paulo para captar imagens e fotos para um vídeo que vai promover o evento e o Brasil. Foram à frente do Masp, na avenida Paulista, e ao lado da Ponte Estaiada, na zona sul.
Na sexta-feira, a paisagem ficou bem mais bonita. As taças “visitaram” o Cristo Redentor e a Enseada de Botafogo, com o Pão de Açúcar ao fundo, no Rio de Janeiro. Neste sábado, voltaram a São Paulo para uma ação com a Longines, patrocinadora do torneio. Para garantir a segurança dos troféus cinco seguranças acompanharam todo o roteiro e somente uma pessoa podia tocar nas taças, Lucas Dubourg, gerente de relações internacionais da Federação Francesa. Os campeões de Roland Garros ao longo da história também podem tocar nas taças.
A Copa dos Mosqueteiros, dada aos campeões de simples da chave masculina, é uma homenagem à equipe que conquistou o primeiro título da França da Copa Davis, em 1927. Naquele ano, quatro lendas do tênis francês (Jean Borotra, René Lacoste, Jacques Brugnon e Henri Cochet) venceram os Estados Unidos na final e para comemorar a Federação Francesa de Tênis deu o nome de “Coupe des Mousquetaires” ao troféu de simples.
A taça pesa 14 kg, tem 21 cm de altura e 19 de diâmetro. Os campeões de Roland Garros têm seu nome grafado no troféu original que está no Brasil e recebem uma réplica, também em prata, com altura de 20 cm.
A “Coupe Suzanne Lenglen”, entregue às campeãs de simples, é uma homenagem à melhor jogadora da história do tênis francês. Ela ganhou seis títulos de simples no Aberto da França e em Wimbledon, além de medalha de ouro em simples e duplas mistas nos Jogos Olímpicos de 1920. A taça cilíndrica, com tampa de prata, é uma elegante peça de arte clássica.
Os dois troféus permanecem o ano inteiro na sede da Federação Francesa e só saem para as cerimônias de premiação de Roland-Garros, nos dois dias das finais do tradicional torneio. A edição 2015 será realizada de 25 de maio a 7 de junho e terá transmissão do BandSports.
Serviço:
“Rendez-Vous à Roland-Garros, em parceria com a Longines”
Data: domingo, a partir de 9h30
Loca: Clube Paineiras do Morumby – Avenida Doutor Alberto Penteado, 605, Morumbi, São Paulo, SP
Entrada gratuita