ANFAVEA: primeiro semestre teve queda na produção e vendas de automóveis

 
041209_anfavea_1
A indústria automobilística produziu 252,6 mil veículos em julho, segundo dados divulgados hoje dia 6 de agosto, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Resultado representa queda de 20,5% na produção em comparação com o mesmo mês de 2013. Este é o pior resultado desde julho de 2007.
No acumulado dos sete primeiros meses do ano de 2014, foram produzidos 1,82 milhão de autoveículos – queda de 17,4% ante o mesmo período do ano passado.
As vendas também sofreram quedas. No último mês, foram licenciados 294,8 mil carros, contra 342,3 mil unidades vendidas em julho do ano passado, ou seja, queda de 13,9%. No acumulado do ano até o mês passado, foram vendidas 1,96 milhão de unidades, queda de 8,6% ante os 2,14 milhões de veículos vendidos no mesmo período de 2013.
A queda tem sido causada por fraquezas no mercado interno, atingido por reticência dos bancos na concessão de crédito, e das exportações, que em julho caíram 36,7% sobre um ano antes, para 34,2 mil veículos, segundo a entidade.
O cenário tem feito uma série de montadoras ajustar a produção por meio de concessão de férias, suspensão de contratos de trabalho e redução de jornadas em fábricas e obrigou o governo federal a adiar para o fim do ano aumento de carga tributária que deveria ter ocorrido no final de junho.
 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes