Os principais fatos que marcaram o ano de 2022 da Renault do Brasil

Novo ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões para a produção de uma nova plataforma, CMF-B um novo SUV e um novo motor 1.0 turbo no Complexo Industrial Ayrton Senna

O ano de 2022 foi marcado pelo anúncio de mais um ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões, que resultará na produção de uma nova plataforma, a CMF-B, de um novo SUV e de um novo motor 1.0 turbo. “Após a renovação da nossa gama atual ocorrida nos últimos dois anos, o nosso objetivo é a oferecer novos produtos nos segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

As novidades em produtos foram seis. Os líderes dos seus segmentos Kwid e Master foram renovados em design e tecnologia, juntamente com a chegada da Nova Oroch com o motor 1.3 Turbo, Duster com novo motor 1.3 Turbo, o Stepway ganhou uma versão com motor 1.0 e, em setembro, tivemos a chegada do Kwid E-Tech 100% elétrico para ampliar a oferta de veículos elétricos no Brasil, a revolução está nas ruas.

A chegada do Kwid E-Tech se deu no início de setembro no Renault E-Tech 100% Electric Days, um grande seminário de eletrificação e soluções de mobilidade, onde foram promovidos vários fóruns para discussões de mobilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação, tecnologia e revolução, com renomados especialistas internacionais e do Brasil, além da cadeia de valor da mobilidade elétrica, que estiveram reunidos para discutir o presente e o futuro da mobilidade sustentável com a imprensa, concessionários e o público em geral.

No evento foram anunciadas, ainda, as chegadas de três novos veículos elétricos no mercado brasileiro em 2023: Novo Megane E-Tech, Novo Kangoo E-Tech e novo Master E-Tech 100% elétricos.

Em 2022, a Renault do Brasil produziu nas fábricas de veículos de passeio e comerciais no Complexo Industrial Ayrton Senna 184.643 veículos, com destaque para o Kwid, que teve mais de 91 mil unidades produzidas no período, sagrando-se como o modelo mais vendido para cliente final em seu segmento.

O Renault Master, por sua vez, reafirmou a sua liderança pelo nono ano consecutivo, com mais de 11 mil unidades produzidas, enquanto a picape Oroch teve, no último semestre do ano, seu melhor desempenho em vendas desde o lançamento.

A Renault também comercializou mais de 1.200 veículos elétricos em 2022, sagrando-se como a 2ª marca em vendas de modelos 100% elétricos no país. Esse desempenho representa um crescimento de sete vezes em relação à 2021.

Do total de veículos produzidos, 31% foram exportados para outros mercados, reafirmando o Complexo como um polo exportador de veículos como Kwid, Captur, Master e Oroch para os países da América Latina.

Seguindo a estratégia do Renault Group de oferecer novas soluções de mobilidade, energia e dados, a marca Mobilize também realizou importantes ações no Brasil em 2022, como o lançamento do aplicativo Mobilize Charge Pass, uma solução que incorpora um completo sistema de busca e reserva de pontos de recarga de veículos elétricos, trazendo mais comodidade para os usuários.

Dentre as várias parcerias realizadas ao longo do ano pela Mobilize, destaque para o início do maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina. Trata-se da disponibilização de 200 Kwid E-Tech 100% elétricos para motoristas de Uber de São Paulo, que serão usados no serviço de transporte por aplicativo, em parceria com a Zarp Localiza.

Reforçando o seu compromisso com a transparência no desenvolvimento sustentável, a Renault do Brasil também publicou a 11ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade relativo às atividades realizadas em 2021, bem como lançou a Cartilha de Diversidade e Inclusão, um trabalho colaborativo dos grupos de afinidade e que voltado para colaboradores e rede de concessionárias. O documento contém reflexões e dicas práticas, contribuindo para o aumento do conhecimento e conscientização sobre o tema.

A Renault também incentivou e reconheceu as iniciativas da rede de concessionárias no âmbito socioambiental com o 1º “Prêmio ESG Renault”. Ao todo, foram 11 grupos vencedores que se destacaram ao longo de 2021 com ações no âmbito do meio ambiente, social e governança.

O Instituto Renault realizou diversas atividades em seus dois eixos de atuação: Inclusão e Segurança no Trânsito. Concluiu mais duas turmas do projeto de educação

Geração Futuro Jovens Talentos e lançou o Geração Futuro Profissionalizante, bem como ampliou o projeto “O Trânsito e Eu” e realizou ações de educação no trânsito.

A Renault do Brasil também recebeu 18 importantes reconhecimentos ao longo de 2022, com destaque para o Kwid E-Tech 100% elétrico, que foi premiado em sete ocasiões no seu ano de lançamento no Brasil.

Produtos

Em janeiro a Renault lançou o Kwid 2023, mantendo todas as características de destaque do SUV dos compactos, com evoluções em design e tecnologia. O Kwid também completou, em 2022, cinco anos de produção no país. No mesmo mês, a Renault também apresentou a Master 2023, que encerrou o ano de 2002 líder do segmento de furgões grandes (FU3) no Brasil, marca que se repete há nove anos anos consecutivos. O modelo recebeu novo design frontal, mudanças internas, a nova geração de motor 2.3 dCi turbo, além de mais tecnologia para segurança e conforto.

Em fevereiro, foi a vez de apresentar o Duster 2023, com a ampliação da gama de versões e a adoção do novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, combinado ao eficiente câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas na versão Iconic. Ao longo do ano, o Duster recebeu outras melhorias, como a adoção do novo sistema multimídia Display Link de 8”, com conectividade wireless, e a nova versão Intense com transmissão manual.

O anúncio da produção local de uma nova plataforma, a CMF-B, que dará origem à um novo SUV, e de um novo motor 1.0 turbo no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná, foi o destaque em março. Essa plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro bem como uma eventual eletrificação, em coerência com o plano Renaulution.

Em abril a Renault apresentou a picape Oroch 2023. O modelo chegou ao mercado com mais potência e torque com o motor turbo 1.3 TCe Flex, design externo renovado que reforça sua robustez, interior completamente novo, trazendo muito mais refinamento e sofisticação, e novas tecnologias de conectividade, conforto e segurança.

No mesmo período, a Renault revelou por completo todos os detalhes do Kwid E-Tech 100% elétrico, o modelo mais acessível da gama E-Tech, que já tem Zoe E-Tech e Kangoo E-Tech. O momento também marcou o início da pré-venda do primeiro lote de 750 unidades do modelo, que se esgotaram no mês de junho. Em setembro, durante o E-Tech 100 Electric Days, a Renault lançou oficialmente o Kwid E-Tech iniciou as entregas do modelo no Brasil.

Em outubro, foi a vez da Renault lançar o Stepway 1.0. A nova versão trouxe o visual aventureiro do Stepway combinado ao conforto e a economia do motor 1.0 de 82 cv. Com design robusto, amplo espaço interno, além de itens de conforto, segurança e

conectividade, o Stepway 1.0 também ofereceu a confiabilidade, o baixo custo de manutenção e a durabilidade do Sandero 1.0.

Mobilidade

O Renault On Demand, inovadora solução de mobilidade da Renault para o mercado brasileiro, que completou um ano de mercado em 2022, ampliou o número de veículos disponíveis para assinatura e fechou o ano com um crescimento de 102% no número de contratos ativos.

O serviço de carsharing e locação de curta duração Mobilize Share também expandiu sua operação em diferentes parcerias. Em fevereiro a Mobilize iniciou um projeto com a Estapar, com quatro veículos no Condomínio São Luiz, em São Paulo. Em setembro, outra parceria similar foi executada com a Housi, plataforma de moradia e serviços de assinatura que permeia as necessidades de moradia: no Housi Faria Lima, onde foi ofertado um Zoe E-Tech 100% elétrico e no Housi Paulista, onde há um Captur disponível para os usuários da plataforma de moradia.

A Mobilize também inaugurou em abril uma garagem fotovoltaica no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, para o abastecimento de veículos 100% elétricos, utilizados por órgãos públicos do Estado. A iniciativa Mobilize foi feita em parceria com o governo paranaense, a ABR Energia, Brafer e Schneider Electric.

Outra iniciativa Mobilize realizada em junho foi o lançamento no país do aplicativo Mobilize Charge Pass. A solução, já utilizada na Europa por clientes da Mobilize, incorpora um completo sistema de busca e reserva de pontos de recarga de veículos elétricos, trazendo mais comodidade para os usuários. Em julho, a Mobilize ampliou a parceria com a Estapar, oferecendo aos clientes Renault a recarga gratuita dos veículos elétricos por meio da Ecovagas – primeira rede de carregamentos de veículos elétricos semipública integrada e conectada do Brasil, criada em 2020 em uma parceria entre a Estapar e a EnelX.

Durante o E-Tech 100% Electric Days, a Mobilize e a Zarp Localiza, uma solução customizada para motoristas de aplicativo da Localiza, anunciaram o início do maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina. Trata-se da disponibilização de 200 Kwid E-Tech 100% elétricos para motoristas de Uber de São Paulo, que serão usados no serviço de transporte por aplicativo.

Já nas ações de Mobilidade da Renault do Brasil, destaque para a participação no Projeto Trilha Verde, que está alinhado ao programa Noronha Carbono Zero. A marca fez a entrega de dez unidades do Renault Zoe E-TECH Electric em março, que estão sendo utilizadas em Fernando de Noronha pelo projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia Pernambuco, companhia energética do estado.

Em novembro, foi a vez dos primeiros Renault Kwid E-Tech 100% elétrico chegarem a Fernando de Noronha. Os veículos estão disponíveis test-drive para que todos possam conhecer o modelo, dando continuidade ao Projeto Noronha Carbono Zero,

que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para o processo de descarbonização do arquipélago.

A parceria da Renault com a Administração da ilha, que começou em 2019, faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, que, entre outras ações, proíbe a entrada de veículos a combustão no arquipélago a partir de 12 de agosto de 2023, permitindo apenas a circulação de unidades já presentes na ilha. A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada da ilha de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e diesel.

ESG

A Renault do Brasil promoveu diversas ações de governança ambiental, social e corporativa (ESG) ao longo de 2022. Em abril, a fabricante premiou as concessionárias vencedoras da primeira edição do “Prêmio ESG Renault”. Ao todo, foram 11 grupos vencedores que se destacaram ao longo de 2021 com ações no âmbito do meio ambiente, social e governança. O “Prêmio ESG Renault” tem por objetivo incentivar e reconhecer as iniciativas da rede no âmbito socioambiental.

Reforçando o seu compromisso com a transparência no desenvolvimento sustentável, a Renault do Brasil publicou em agosto a 11ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade relativo às atividades realizadas em 2021. O documento foi construído em um novo formato, mais interativo, de fácil visualização e totalmente digital.

O relatório tem como destaque a nova política de responsabilidade socioambiental do Renault Group, anunciada em 2021. Ela estabelece compromissos públicos em três eixos de atuação: a contribuição para a transição ambiental, pela neutralização das emissões de carbono; a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho; e a inclusão, favorecendo a empregabilidade, a equidade e a solidariedade.

Também em agosto a Renault lançou a Cartilha de Diversidade e Inclusão, resultado do trabalho colaborativo dos grupos de afinidade, que é 100% digital, e está disponível no site da montadora www.renault.com.br/renault-no-brasil/nossos-compromissos.

O documento voltado para colaboradores e rede de concessionárias contêm reflexões e dicas práticas, contribuindo para o aumento do conhecimento e conscientização sobre o tema.

Em setembro, durante o E-Tech 100% Electric Days a Renault abriu espaço para a discussão sobre ESG em um painel conduzido pelo vice-Presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira.

O painel discutiu o papel da agenda ESG tanto para os consumidores como para a governança das empresas e da importância do engajamento da cadeia de valor para o sucesso de uma estratégia ESG. “Mais do que apenas um discurso, as ações ESG são parte fundamental das estratégias das grandes marcas, com impactos em toda a cadeia de valor e na própria sociedade como um todo, explicou Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

Em novembro, o Renault Group lançou um plano de participação acionária para os funcionários, aberto a todos seus colaboradores, chamado de Renaulution Shareplan. O plano compreende a oferta gratuita de seis ações para cada um dos colaboradores elegíveis do Grupo, ou seja, mais de 110 mil colaboradores de 29 países. O plano de participação acionária também oferece aos colaboradores de 21 países a possibilidade de adquirir ações com um desconto de 30%.

A ambição do Grupo é triplicar o número de acionistas funcionários dentro do Grupo, para atingir 10% até 2030. Este plano de participação acionária dos funcionários permitirá fortalecer o engajamento dos colaboradores na implementação das novas orientações estratégicas do Grupo.

Instituto Renault

Nos últimos 12 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 869 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Segurança no Trânsito.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

Na Segurança no Trânsito, promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

No eixo de Inclusão, o Instituto realizou diversas atividades ao longo de 2022. Em julho, concluiu a quinta turma do programa de desenvolvimento e orientação profissional para jovens, Geração Futuro Jovens Talentos, que teve início em 2019 proporciona a formação de alunos da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as quatro fábricas do Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Em dezembro, na sexta turma, outros 81 jovens foram formados no programa, totalizando 277 jovens qualificados, desde 2019.

O curso gratuito tem como objetivo qualificar para o mercado de trabalho os jovens da comunidade Borda do Campo, entre 15 e 24 anos.

Em julho, o Instituto Renault, em parceria com o Senai Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ampliou seu investimento em educação e lançou o Geração Futuro Profissionalizante, programa de formação em mecânica básica automotiva para os moradores do bairro Borda do Campo, com foco em trazer oportunidades de emprego e renda à comunidade que reside no entorno do Complexo Industrial Ayrton Senna.

Mais de 300 pessoas se inscreveram para as 69 vagas ofertadas pelo programa. Em agosto, o Instituto Renault e SENAI Paraná inauguraram a sala Renault, localizada na unidade do Senai Afonso Pena. O espaço foi especialmente concebido para as aulas práticas do programa Geração Futuro Profissionalizante e está equipado com um veículo e três motores, cedidos pela Renault do Brasil ao projeto.

Ainda no eixo Inclusão, a AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo) fortaleceu suas formações na área de confeitaria, com o objetivo de oferecer oportunidades de emprego e geração de renda para as famílias da região. Em 2022 foram 259 pessoas formadas nos cursos oferecidos pela Associação.

Em setembro, durante os três dias do evento Renault E-Tech 100% Electric Days, os visitantes que estiveram na Oca, em São Paulo, puderam visitar estandes e assistir pocket sessions dedicados às ações socioambientais da Renault do Brasil. Além disso, o Instituto promoveu o painel Mulheres Positivas que contou com a presença da atriz, empresária e embaixadora da marca Renault, Marina Ruy Barbosa.

A Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault, também participou do evento com um estande exclusivo, que contou com a exposição e venda dos produtos, produzidos com reutilização de tecido automotivo e cinto de segurança, doados por fornecedores Renault.

Em 2022 também foi fortalecida a ação de venda de produtos da Associação Borda Viva e do Supera (braço de geração de renda da Unilehu) nas concessionárias Renault em todo o Brasil. Desde 2020, já são 96 concessionárias da marca oferecendo os produtos confeccionados pelos projetos sociais, além da venda on-line. Mais de 14 toneladas de material automotivo foram reaproveitadas desde 2015 para a confecção das dos itens.

No eixo de Segurança no Trânsito, o Instituto Renault contribuiu para a conscientização e sensibilização dos diversos públicos, por meio de ações educativas.

Em abril, o Instituto, em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná, inaugurou em Curitiba, o Detranzinho, uma minicidade que recria um ambiente simulando as condições encontradas nas cidades, como cruzamentos, faixa de pedestres, calçadas, placas de sinalização, ciclovia, entre outras.

Em maio, em outra parceria, desta vez com a prefeitura de Pelotas (RS), Ecosul e a concessionária Renault Nissul, reinaugurou a minicidade do projeto ‘O Trânsito e Eu’. A minicidade recebeu seis novos minicarrinhos elétricos Kwid, doados pelo Instituto Renault. Além disso, o Instituto também ofereceu formação para 20 professores da rede pública de Pelotas, sobre o conteúdo e metodologia ‘O Trânsito e Eu’.

Em outubro, o Instituto Renault inaugurou a minicidade do projeto ‘O Trânsito e Eu’ no Motor Park Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. A minicidade conta com seis minicarrinhos elétricos dos modelos Zoe E-Tech e Kwid. Além disso, o Instituto também ofereceu formação para seis facilitadores do Motor Park, sobre o conteúdo e metodologia ‘O Trânsito e Eu’.

Em novembro, o Instituto Renault realizou a quarta edição do Curso de Direção Segura Renault. O evento foi realizado em Belo Horizonte (MG), em parceria com a concessionária Minas France e permitiu aos clientes da marca aprenderem a conduzir os automóveis de forma mais segura e a reagir corretamente em situações cotidianas de risco.

Outra importante ação realizada pelo Instituto Renault ocorreu durante o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, em novembro. Em um espaço dedicado para o instituto, dentro do autódromo de Interlagos, foram realizadas diversas atividades, como a construção de uma minicidade do projeto O Trânsito e Eu para uma ação digital educativa.

Premiações

A Renault do Brasil recebeu 18 importantes reconhecimentos ao longo de 2022. Em julho, a fabricante recebeu menção honrosa durante o Prêmio AEA de Meio Ambiente ESG 2022, na categoria Responsabilidade Social e Governança Corporativa com o trabalho “Programa Geração Futuro”. O reconhecimento se dá pela importância do programa de desenvolvimento e orientação profissional para os jovens com idade entre 15 e 24 anos do bairro Borda do Campo, no entorno das quatro fábricas do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Neste mesmo mês, a Renault Master Furgão foi eleita, pelo sexto ano consecutivo, vencedora durante a 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2022, na categoria Furgão de Carga, no estudo de depreciação promovido pela equipe de pesquisa do portal Autoinforme. Além disso, no Ranking Folha Mauá 2022, o Renault Kwid dominou a categoria “Compactos 1.0 (sem turbo)”, vencendo todas as provas de desempenho e consumo, e entre as “Picapes a Gasolina ou Flex”, a Oroch foi a mais rápida na prova de retomada quando abastecida com etanol.

Em agosto, foi a vez do Renault Kwid E-Tech ser eleito a Melhor Compra Quatro Rodas 2022 na categoria “Elétricos até R$ 300.000” e, também, o destaque do ano. Segundo a publicação, o Kwid E-Tech é a primeira grande experiência de uma fábrica em um segmento ainda inexistente no Brasil: o dos elétricos urbanos. E essa proposta inovadora motivou a revista a criar esta inédita indicação.

A Renault também foi reconhecida como “Montadora Parceira do Setor de Reparação Independente” pelo quarto ano consecutivo, na 13ª premiação “Os Melhores do Ano”, evento realizado pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa). A marca foi premiada por suas importantes iniciativas frente aos mecânicos independentes profissionais, entre elas se destaca o portal Mecânico Renault.

Em outubro, durante a 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, a Renault Oroch foi a picape compacta que mais se valorizou, com um índice de 4,9%, e o Zoe

E-Tech foi o veículo que menos desvalorizou na categoria “Elétrico até R$ 300 mil”, registrando -0,2%, após um ano de uso.

Em novembro, o Kwid E-Tech foi eleito o “Melhor Carro Elétrico” no prêmio Car Awards 2023. Essa categoria, que estreou no ano passado, é reservada aos elétricos de uso urbano até R$ 300 mil.

Em dezembro o modelo foi eleito ainda o melhor “Elétrico de entrada (até R$ 200 mil)” na oitava edição do Prêmio Carsughi L’Auto Preferita, o carro com a melhor “Mobilidade Elétrica” no Trend Car 2023, e o melhor “Carro 100% Elétrico”, pelo júri da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), no 24º Prêmio Imprensa Automotiva 2022.

A campanha em vídeo do Renault Kwid E-Tech 100% elétrico, produzida para o lançamento do produto no mercado nacional, também foi a campeã na 21ª edição do Prêmio Top Car TV, na categoria Melhor Comercial de Produto Vídeo”.

A Renault conquistou ainda o Prêmio AutoData 2022, na categoria “Gestão/Montadoras” com a apresentação de sua estratégia para o mercado brasileiro, e foi reconhecida na premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, como a melhor montadora de veículos.

A Renault do Brasil também foi reconhecida, durante a cerimônia do 21º Prêmio Top Car TV, como a maior vencedora da categoria Melhor Ação de Responsabilidade Social nos últimos 20 anos. O mérito se dá pelo trabalho do Instituto Renault.

Além disso a Renault foi um dos destaques do Índice de Equidade Racial nas Empresas 2022 no pilar Conscientização, durante a 2ª edição do Fórum Internacional Empresarial pela Equidade Racial, uma ação da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em parceria com o MOVER (Movimento pela Equidade Racial).

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes