Aplicativos Mercedes-Benz melhoram a performance e a disponibilidade dos caminhões para os clientes

App Liga na Estrada estimula a melhora do desempenho na condução do veículo através de competição entre motoristas resultando no aumento da segurança e economia de combustível

A Mercedes-Benz segue avançando, sistematicamente, com o uso da tecnologia digital e da Internet das Coisas para otimizar a conectividade dos motoristas de caminhões com os gestores de frota e as empresas de transporte. Nesse sentido, duas ferramentas ganham destaque, os aplicativos para smartphones “Liga na Estrada” e “Agendamento de Serviços Mercedes Club”. Disponíveis para Android e iOS, estes Apps trazem facilidade e praticidade ao dia a dia do motorista.

“O principal ganho para os nossos clientes é que esses Apps melhoram a performance e a disponibilidade dos caminhões de suas frotas”, diz Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “O aplicativo Liga na Estrada estimula o motorista a dirigir cada vez melhor e a obter uma condução econômica e segura. Já o Agendamento de Serviços agiliza as paradas nas oficinas do concessionário e otimiza o planejamento dos reparos e das manutenções”.

“A Mercedes-Benz é a única fabricante de caminhões a oferecer aplicativos de gestão de frota e desempenho para motoristas e frotistas”, ressalta Silvio Renan. “Os Apps auxiliam na rotina do motorista, de uma forma amigável e interativa. Esse diferencial da marca está relacionado ao avanço dos conceitos da Indústria 4.0 no atendimento aos nossos clientes, que, cada vez mais, também são 4.0, mais digitais, profissionais e exigentes”.

Liga na Estrada foca na melhoria contínua do motorista

De maneira lúdica, o App Liga na Estrada, nova funcionalidade do sistema de gestão de frota Fleetboard, cria uma espécie de “liga dos campeões” na frota da empresa, com um ranking de desempenho que visa estimular o motorista a buscar uma excelente performance.

O Liga na Estrada envia sugestões de aprimoramento da dirigibilidade, de redução do desgaste do veículo e de condução econômica e segura, visando a melhoria contínua e o melhor desempenho de cada veículo. Dessa forma, o frotista consegue identificar rapidamente os motoristas que precisam de aperfeiçoamento, contribuindo para a especialização dos profissionais de sua equipe.

Esse inovador App torna o ambiente da telemetria mais interativo e amigável com os motoristas. Com isso, a empresa pode criar competições entre os motoristas de sua frota e até entre empresas. O ranking é feito considerando quesitos que permitem avaliar o desempenho dos motoristas quanto a dirigibilidade e economia de combustível, entre outros.

“Essa é uma forma dinâmica de proporcionar uma competição saudável entre os motoristas, alavancando o desempenho da equipe com base em melhores práticas e proporcionando um treinamento constante”, destaca Silvio Renan. “Também auxilia na redução do consumo de combustível e no prolongamento da vida útil dos componentes, reduzindo assim os custos de manutenção, além de diminuir o risco de acidentes”.

O App Liga na Estrada está disponível para todos os caminhões que possuem o módulo do Fleetboard TP5 instalado. O gestor da frota tem total autonomia para definir ou controlar quem acessa o App.

Agendamento de Serviços na palma da mão

Além de contar com todas as funcionalidades já conhecidas do Mercedes Club, como extrato de pontos, código de resgate, extrato de estrelas, promoções e ofertas, entre outras, o cliente já pode, por meio do próprio aplicativo, agendar serviços no concessionário de sua preferência.

O App Agendamento de Serviços Mercedes Club assegura aos clientes a grande facilidade do planejamento de paradas para reparos e manutenções na palma da mão. O cliente receberá avisos automáticos por SMS, e-mail e no próprio aplicativo toda vez que o status do agendamento mudar.

Serviços disponíveis no App para caminhões e também para ônibus: as três primeiras revisões gratuitas, as revisões previstas nos Planos de Manutenção Complete, Select Plus, Select e Best Basic, troca de óleo e filtro, revisão de cubo, regulagem de válvula, revisão de freios, manutenção corretiva, manutenção preventiva, diagnóstico mecânico e diagnóstico elétrico.

“Entre as muitas vantagens desse App para o cliente vale destacar a facilidade para agendamento na oficina do concessionário de sua preferência, onde terá um box preparado, com mão de obra qualificada e peças disponíveis para execução do serviço agendado”, diz Érico de Araújo Fernandes, gerente sênior de Peças & Serviços da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, ele ganha com a previsibilidade de paradas mais rápidas, planejamento das manutenções, otimização do tempo de viagem, maior disponibilidade do veículo, maior transparência do processo e comodidade”.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes