Após dia mais perigoso do Dakar, brasileiros seguem com bons resultados

Organização interrompeu final da prova por riscos com o público. Representantes do país miram pódio e até mesmo títulos

No que foi classificado como o dia mais caótico e perigoso da edição 2024 do Dakar até o momento, o Brasil segue bem representado e com possibilidade de conquistas inéditas na prova, que se encerrará no próximo dia 19, na Arábia Saudita. Depois de se tornar ontem (8) o primeiro brasileiro a vencer uma especial na categoria principal nos 46 anos da corrida, Lucas Moraes e o navegador espanhol Armand Monleón enfrentaram problemas nesta terça-feira – dia que somou 299km de trecho cronometrado. O duo, que conduz um Toyota GR DKR Hilux, foi o primeiro a largar e, por isso, “abriu” a trilha para todo o grid, o que é considerado uma desvantagem no rally.

“Nós nos perdemos antes dos 60km de prova e acho que fizemos cinco quilômetros a mais que qualquer outro carro. Demoramos para achar a trilha novamente. É difícil quando você não tem experiência. Ainda estou no meu segundo Dakar e nunca tinha largado na frente no deserto. É uma coisa que só se aprende fazendo”, detalhou Lucas Moraes, que terminou o dia em 11º na categoria Carros e continua em quarto na classificação geral do Dakar.
Piloto oficial da equipe Toyota Gazoo Racing, Lucas tem sua campanha 2024 no Dakar apoiada por Red Bull, Repsol, Strava, Oakley e Zapalla. A atuação do piloto de São Paulo também foi fundamental para que a marca brasileira de pneus SpeedMax se tornasse patrocinadora da Toyota, atual campeã do Dakar.

Na categoria UTV T4, a dupla brasileira Rodrigo Varela e Enio Bozzano (Can-Am Maverick XRS Turbo) continua chamando a atenção pelas condições em que a equipe Team Brazil – formada por técnicos brasileiros e familiares – vai superando o desafio de competir com um carro improvisado e falta de peças.

Nesta terça-feira, o duo do time patrocinado pelas empresas Divino Fogão, Can-Am, Motul e Quadrijet chegou na sétima posição e subiu para o terceiro posto no resultado acumulado. “Faltando 30km para terminar, tivemos um pneu furado. Demoramos uns seis minutos para trocar, porque o equipamento para troca rápida não é de primeira e a trava que prende o estepe está danificada. Mas é o que deu pra fazer. E estamos muito felizes com o que conseguimos até agora”, explicou Rodrigo Varela, que é o atual campeão sul-americano de Rali Raid e faz sua estreia no Dakar.

O brasileiro Cristiano Batista, que conduz um Can-Am Maverick XRS Turbo com o navegador espanhol Fausto Mota na UTV T4, é o quarto colocado. Já Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) continua firme nos Quadriciclos. Hoje, o piloto apoiado por apoiado por Mardisa/Viação Estrela/Taguatur Fiat/Sedel chegou em terceiro e manteve a mesma posição na classificação geral.

Em um comunicado assinado pelo comissário de provas Pedro Almeida, a organização justificou a interrupção do final da especial para os competidores da categoria Caminhões: “Considerado o grande número de público e veículos presentes no final da especial, em uma área de dunas onde a trajetória dos competidores é difícil de prever, por razões de segurança interrompemos o percurso para todos os caminhões que chegarem ao km 273, depois das 15h10. Os competidores serão instruídos no local sobe o trajeto a ser seguido para retomar a rota o rally”. O comunicado foi assinado pelo português Pedro Almeida, secretário de prova e comissário desportivo do Dakar.

A quinta das 12 especiais do Dakar, a ser disputada nesta quarta-feira, deve ser cansativa. A corrida só começa após um longo deslocamento, de mais de 500km. O trecho cronometrado, que é a especial propriamente dita, terá apenas 118km. Mas marcará o retorno do comboio às enormes dunas do Empty Quarter – ou Território Abandonado, em tradução livre, denominação de uma enorme região desolada do deserto saudita. “A maior parte dos competidores só chegará de noite ao acampamento, o que vai ser exaustivo e perigoso de verdade se você se perder no deserto”, observa Rodrigo Varela.

RESULTADOS
Apuração que pode ser alterada após avaliação dos resultados e infrações pelos comissários técnicos
Categoria Carros – 4ª Especial de 299km, de Al Salamiya até Al Hofuf

1. Sebastian Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL) – Prodrive Hunter, 2h36min02s
2. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) – Toyota Hilux Overdrive, +1min08s 3. Nasser Al-Attiyah (CAT) / Mathieu Baumel (FRA) – Prodrive Hunter, +1min22s
4. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP) – Audi RS Q e-tron E2, +04min58s
5. Guillaume de Mevius (BEL) / Xavier Panseri (FRA) – Toyota Hilux Overdrive, +05min21s
6. Stéphane Peterhansel (FRA) / Edouard Boulanger (FRA) – Audi RS Q e-tron E2, +05min59s
7. Mathieu Serradori (FRA) / Loic Minaudier (FRA) – Century CR6-T, +06min56s
8. Vaidotas Zala (LIT) / Paulo Fiuza (POR) – Mini John Cooper Works Rally Plus, +07min38s
9. Simon Vitse (FRA) / Frederic Lefebvre (FRA) – MD Optimus, +07min52s
10. Martin Prokop (TCH) / Viktor Chytka (TCH) – Ford Raptor, +08min05s
11. Mattias Ekström (SUE) / Emil Bergkvist (SUE) – Audi RS Q e-tron E2, +10min14s
12. Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota GR DKR Hilux, +11min22s

Categoria Carros – Acumulado após a 4ª Especial
1. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) – Toyota Hilux Overdrive, 15h44min39s
2. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP) – Audi RS Q e-tron E2, +04min19s
3. Nasser Al-Attiyah (CAT) / Mathieu Baumel (FRA) – Prodrive Hunter, +11min03s
4. Mattias Ekström (SUE) / Emil Bergkvist (SUE) – Audi RS Q e-tron E2, +17min42s
5. Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota GR DKR Hilux, +19min31s
6. Sebastian Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL) – Prodrive Hunter, +23min50s
7. Mathieu Serradori (FRA) / Loic Minaudier (FRA) – Century CR6-T, +24min20s
8. Stéphane Peterhansel (FRA) / Edouard Boulanger (FRA) – Audi RS Q e-tron E2, +26min56s
9. Vaidotas Zala (LIT) / Paulo Fiuza (POR) – Mini John Cooper Works Rally Plus, +32min42s
10. Guillaume de Mevius (BEL) / Xavier Panseri (FRA) – Toyota Hilux Overdrive, +38min43s

Categoria UTVs T4 – 4ª Especial de 299km, de Al Salamiya até Al Hofuf
1. João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, 3h13min09
2. Yasir Seaidan (SAU) / Adrien Metge (FRA) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +02min48s
3. Xavier de Soultrait (FRA) / Martin Bonnet (FRA) – Polaris RZR Pro R, +04min54s
4. Cristiano Batista (BRA) / Fausto Mora (ESP) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +07min22s
5. Sebastian Guayasamin (EQU) / Fernando Matias Acosta (ARG) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +07min37s
6. Jerome de Sadeleer (SUI) / Michael Metge (FRA) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +12min00s
7. Rodrigo Varela (BRA) / Enio Bozzano Junior (BRA) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +12min25s
8. Gerrard Farres Guell (ESP) / Diego Ortega Gil (ESP) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +17min08s
9. Enrico Gaspari (ITA) / Facundo Jaton (ARG) – Polaris RZR Pro R, +20min41s
10. Sara Price (EUA) / Jeremy Gray (EUA) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +25min55s

Categoria UTVs T4 – Acumulado após a 4ª Especial
1. Gerrard Farres Guell (ESP) / Diego Ortega Gil (ESP) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, 19h10min19s
3. Jerome de Sadeleer (SUI) / Michael Metge (FRA) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +14min33s
4. Rodrigo Varela (BRA) / Enio Bozzano Junior (BRA) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +19min03s
5. Cristiano Batista (BRA) / Fausto Mora (ESP) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +21min52s
2. Sara Price (EUA) / Jeremy Gray (EUA) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +23min52s
6. Yasir Seaidan (SAU) / Adrien Metge (FRA) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +27min32s
7. João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +31min09s
8. Xavier de Soultrait (FRA) / Martin Bonnet (FRA) – Polaris RZR Pro R, +40min31s
9. Sebastian Guayasamin (EQU) / Fernando Matias Acosta (ARG) – BRP Can-Am
Maverick XRS Turbo, +1h12min28s
10. Eduardo Pons Sune (ESP) / Jaume Betriu (ESP) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +2h37min30s

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