Após o início oficial das atividades da Indian Motorcycle no Brasil, em outubro de 2015 durante o Salão Duas Rodas, em São Paulo, chegou o momento da imprensa especializada sentir como é pilotar a Indian Scout, um ícone sobre rodas, e as imponentes Chief® Classic e Chief® Vintage.
As motocicletas Indian são dotadas dos emblemáticos motores V-Twin da marca. Na Scout a capacidade é de 1133cc. Já no restante da linha, o propulsor batizado como o nome de Thunder Stroke – tem a generosa capacidade de 1811 cc. Nelas o câmbio é de seis marchas, chassi em alumínio forjado e assentos em couro premium, além de diversos outros equipamentos. Os modelos, produzidos no Brasil em regime de CKD, em Manaus, AM, contam com alto índice de qualidade em materiais e atenção redobrada aos detalhes, sobretudo no que diz respeito ao acabamento, que é um dos diferenciais da marca.
Indian Scout®
A nova Indian Scout®, eleita a “cruiser” do ano de 2015 nos Estados Unidos, teve como inspiração a emblemática precursora de 1920 e que fez sucesso no início do século passado nos famosos eventos “Wall of Death”, entre competidores e apaixonados por motocicletas em geral. Motor – O motor que equipa o modelo Scout, não só tem uma vocação clara para alta performance, como também é uma obra de arte pelo seu design e acabamento. Com dois cilindros em V e 1133cc, gera o excelente torque de 97,7 N.m. a 5.900 rpm.
Ele é arrefecido a água e utiliza o sistema DOHC (Dual Overhead Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote e 4 válvulas por cilindro. O chassis é inovador no segmento, a Indian Scout apresenta um chassis principal e sub chassis em alumínio forjado, aumentando a rigidez estrutural do conjunto e contribuindo para o baixo peso total da motocicleta, que com 244 Kg (a seco) figura-se como a mais leve da categoria.
Opções de cores: vermelho (Indian Motorcycle Red), preto fosco (Black Smoke) e prata fosco (Silver Smoke), com preço sugerido de R$49.990.
Indian Chief® Classic
A essência desta emblemática marca pode ser mensurada em uma única palavra: Classic. A renovada Indian Chief® Classic une modernidade com a tradição da marca. Desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto, a Chief® Classic traz câmbio de 6 marchas, sistema de partida sem chave, cruise control, alforges rígidos e motor Thunder Stroke® 111 de 1.811 cilindradas. O número 111 do Thunder Stroke corresponde ao tamanho em polegadas cúbicas do motor; a nada menos que 1811cc!
Tanta generosidade na capacidade cúbica proporciona um excelente torque. Na Chief® Classic são 161,6 N.m. a 3.000 rpm. Este motor com arrefecimento a ar e óleo utiliza uma configuração de comando de válvulas por vareta com 2 válvulas por cilindro, que alimentado pelo sistema de injeção com “closed loop”, permite ter sempre disponível a potência necessária para uma pilotagem segura e confortável.
Em termos de design, é clara a herança da história da Indian neste modelo. Isso fica claro no desenho dos para-lamas dianteiros e traseiros com a linha arredondada e encobrindo a maior parte das rodas. No dianteiro, uma das marcas registradas nas antigas Indian do século passado se faz presente, o “War Bonnet” com iluminção LED. Outro cuidado mantido é a presença da quase totalidade dos componentes mecânicos e suspensão no acabamento cromado, com destaque para as tampas laterais do motor e para conjunto formado pelas pedaleiras dianteiras do tipo plataforma com amortização de vibração e base cromada e os comandos de pedal de freio e câmbio.
Cores: preto (Thunder Black) e vermelho (Indian Motorcycle Red), e preço sugerido de R$ 79.900.
India Chief® Vintage
A Chief® Vintage é uma atraente e poderosa cruiser que segue as mais exigentes características do padrão premium da marca Indian, o que pode ser percebido em cada um de seus detalhes. Conforto e acabamento, privilegiando o conforto na condução, a Indian Chief® Vintage é a motocicleta que mais remete aos anos 40 e 50 pelo apelo visual e contraste com os assentos e alforjes em couro legítimo com acabamento refinado na cor caramelo. Nela, o para-brisa removível é de série. Na Vintage, o aspecto visual do guidão é limpo e atraente, tudo por conta dos cabos elétricos que passam de forma discreta no pelo interior da peça.
Em termos de instrumentação vem equipada com um velocímetro analógico e mostrador multi função com duplo indicador de quilometragem; conta giros digital; indicador de temperatura ambiente; indicador de consumo médio; voltímetro; indicador de marcha e relógio além o indicador de combustível analógico separado da unidade principal.
Na busca por mais agilidade e melhor dirigibilidade, a Indian Chief® Vintage utiliza chassis totalmente em alumínio forjado com entrada de ar frontal para admissão ar – recurso largamente utilizado em motos de cunho esportivo. Graças ao chassis mais leve e resistente a torções, permite um excelente desempenho em curvas. Os 29° de cáster e 155mm de trail, garantem a elevada estabilidade em retas. Diferente da Classic, a configuração deste modelo original é para duas pessoas. A Indian Chief® Vintage vem equipada com sistema de suspensão dianteira telescópica com tubos de 46mm. Nela, os amortecedores são dotados de dupla mola para maior suavidade ao rodar, e seu curso é de 116mm. Na traseira o sistema de suspensão é por balança de alumínio forjado com mono amortecedor da marca FOX Racing com regulagem de pré-carga de mola e 94mm de curso.
Cores: preto (Thunder Black) e verde e creme (Willow Green & Ivory Cream), com sugestão de preço de R$89.990.
Arnaldo “Nardo” Bianco, especial para Super Top Motor
Fotos: divulgação