Nova empresa tem como meta atingir uma capacidade anual de produção anual superior a cinco milhões de motores a combustão interna, híbridos e híbridos plug-in, bem como transmissões
A Aramco assinou uma carta de intenções para se tornar um potencial acionista minoritário em uma nova empresa de tecnologia de motores (PWT), a ser criada entre o Geely Holding Group (Geely Holding), a Geely Automobile Holdings Limited (Geely Auto HK.0175) – a seguir denominadas coletivamente como “Geely” – e o Renault Group. A nova empresa será dedicada a tecnologias de motores a combustão interna e híbridos.
O investimento da Aramco deve dar suporte ao crescimento da empresa e contribuir para desenvolvimentos e pesquisas-chave em torno de soluções de combustíveis sintéticos e tecnologias a hidrogênio de nova geração. Está previsto que a Geely e o Renault Group possuam uma participação acionária igualitária na nova unidade de negócios independente. Com uma rede global de 17 fábricas de motores e cinco centros de P&D espalhados em três continentes, a nova empresa deve se tornar um fornecedor global independente, com uma capacidade combinada anual superior a cinco milhões de motores a combustão interna, híbridos e plug-in híbridos, bem como transmissões, capaz de fornecer seus produtos para mais de 130 países e regiões.
Luca de Meo, CEO do Renault Group, disse: “Esta parceria com a Aramco vai elevar nossa empresa conjunta de motores com o Geely Group a outro patamar, permitindo abrir vantagem na corrida pela tecnologia de motores a combustão interna de baixíssimas emissões. A entrada da Aramco traz à mesa um know-how único que vai ajudar a desenvolver inovações de ruptura nas áreas de combustíveis sintéticos e hidrogênio”.
“Damos as boas-vidas à chegada da Aramco para, juntos, criarmos uma empresa líder global em motores sustentáveis. O investimento proposto pela Aramco representa o reconhecimento de líderes globais da indústria no futuro potencial de negócios da Powertrain e uma visão para combustíveis pioneiros de baixo carbono e livres de carbono, como metanol e hidrogênio, disse Daniel Li, CEO do Geely Holding Group.
Mohammed Y. Al Qahtani, Vice-Presidente Executivo de Downstream na Aramco, finalizou: “Esta carta de intenções representa um grande marco em nosso compromisso contínuo com as tecnologias de transporte, apresentando uma plataforma para apoiar a pesquisa e desenvolvimento da Aramco na inovação em motores. Nossa parceria pretendida com a Geely e a Renault deve servir de apoio ao desenvolvimento de motores em toda a indústria automotiva e está alinhada como nossos esforços mais amplos em todas nossas operações globais”.