Artigo: a autonomia de um pneu Run Flat

Você já imaginou passar com seu carro por pregos, parafusos e todo tipo de material cortante, furar todos os pneus e mesmo assim você continuar rodando de forma segura?

Parece coisa de outro mundo, mas isto é possível graças a tecnologia atual dos pneus RUN FLAT. RUN o quê? Calma, vamos explicar detalhadamente o que são e como funcionam estes pneus, que estão presentes em nosso dia a dia e provavelmente você já viu um.

Os primeiros pneus com tecnologia RUN FLAT, que você identifica através de inscrições na lateral igual ao da foto acima, surgiram em meados dos anos 30 com o propósito de continuarem rodando normalmente após uma perfuração na banda de rodagem e total ausência de ar internamente, e desta forma permitir que o motorista possa sair tranquilamente daquela situação de risco e buscar a correção do problema em momento oportuno.

Os pneus com tecnologia RUN FLAT, quando não perfurados, funcionam como pneus normais. Devem ser calibrados frequentemente, fazer rodízio, balanceamento, alinhamento e tudo mais que a manutenção de um pneu exige. A diferença realmente está na sua capacidade de rodar completamente sem ar até 80km de distância a uma velocidade de até 80km/h.

E como o pneu roda furado e totalmente sem ar? A diferença está na forma e materiais utilizados para construir o costado do pneu (ou se preferir, a lateral do pneu), ombro e talão.

A lateral do pneu com tecnologia RUN FLAT recebe um reforço estrutural interno, como mostrado na imagem ao lado. Este reforço parece simples, mas é suficiente para suportar o peso do veículo todo sem nada de ar.

Pneus com tecnologia RUN FLAT já equipam 12% dos novos veículos vendidos nos EUA. No Brasil eles são presentes em diversos modelos BMW, Mercedes, Audi, Porsche e Mini.

O crescimento do uso dos pneus RUN FLAT está baseado em alguns argumentos interessantes, como por exemplo:

  • Aumento da capacidade de porta-malas, uma vez que não precisa projetar um espaço para o estepe.
  • Maior controle do veículo em caso de perda repentina de pressão (explosão) do pneu.
  • Uma redução do peso total veículo, pois não é necessário o estepe.

Atenção! Somente veículos com sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus podem receber pneus com tecnologia RUN FLAT.

 

Autor: Eng. Eliel Bartels, Head de Engenharia & Inovação do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação do Grupo DPaschoal

 

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