Artigo: Estratégias de marketing digital no mercado automotor: vendas e engajamento na era da disrupção

Canais digitais aumentam a possibilidade de faturamento, mas ainda são pouco explorados na venda de autopeças, motos, caminhões, veículos náuticos e agrícolas

A corrida pela transformação digital, sem dúvidas, alcançou o mercado automotor. Para termos uma ideia desse cenário, estudo da McKinsey aponta que até 2030, o mercado de softwares e soluções voltadas para os diferentes processos dessa indústria deve alcançar cerca de US$ 462 bilhões em todo o mundo até 2030.

Concomitantemente, esse novo contexto de dinamismo e inovação também trouxe mudanças significativas nas dinâmicas de compra e venda, transformando a forma como consumidores interagem com marcas, produtos e gerando novas expectativas em termos de experiências mais personalizadas.

Dentre outros fatores, essa busca dos consumidores se dá em virtude da expansão dos canais de e-commerce dentro de uma economia de relações informatizadas e dos investimentos crescentes em estratégias de marketing digital, já consolidadas em muitos mercados.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, por exemplo, só em 2023, no Brasil, o faturamento do comércio virtual superou a casa de R$ 185 bilhões. Já os investimentos em publicidade digital avançaram 8% no ano passado no país, chegando a casa de R$ 35 bilhões.

Estamos falando, nesse sentido, de todo um ambiente de consumo que se orienta por canais digitais e que gera oportunidades interessantes para segmentos como o da venda de peças para carros, motos, caminhões, veículos náuticos e agrícolas.

No entanto, o fato é que os players do setor automotor – de mecânicos até montadoras – ainda precisam avançar e muito em termos de maturidade digital, uma vez que, hoje, em grande medida, eles se mantém presos a rotinas analógicas e a estratégias comerciais que desconsideram ou não exploram todo o potencial de aumento de competitividade, vendas e de geração de novas fontes de receita que advém do marketing digital e do e-commerce.

Para elucidar esse contexto, um levantamento da CNDL/SPC Brasil indicou que 91% dos internautas realizou compras na web entre 2023 e 2024; mas as vendas de carros, motos, autopeças e acessórios, apesar de seguirem uma tendência de crescimento, ainda são tímidas no país, segundo pesquisas recentes.

Ato contínuo, uma mudança de posicionamento deve vir acompanhada do uso de ferramentas e estratégias que considerem questões como branding, SEO, ações personalizadas para as redes sociais e uso de marketplaces especializados que já possuem capilaridade com consumidores e atendem às necessidades específicas de um setor em processo de maturação digital.

Esses fatores são cruciais para um movimento de digitalização bem-sucedido. Afinal de contas, a simples adoção de estratégias digitais de marketing “de prateleira” dificilmente irá responder às características e desafios próprios de um mercado que exige abordagens mais direcionadas e no qual as tomadas de decisão de compra são diferenciadas de itens de consumo rápido.

Nesse contexto, plataformas digitais e canais de venda online saem na frente por proporcionarem uma perspectiva mais técnica, segmentada e no qual os componentes automotores podem ser apresentados a partir da busca de uma experiência mais atraente para os compradores deste mercado. Além disso, estamos falando de canais que irão oferecer integrações fluidas entre fornecedores, lojistas e clientes em prol de um processo de compra positivo e da fidelização de longo prazo.

Em conjunto, é importante que os empreendedores do setor invistam em estratégias segmentadas de tráfego pago, considerando as especificidades de linguagem, gatilhos de compra e visão estratégica com foco em qualificação, maior retorno sobre o investimento e potencial de conversão dos anúncios.

Nesse sentido, não basta apenas criar anúncios no Google Ads, por exemplo, mas considerar que as estratégias de campanha para um lojista, um mecânico e um consumidor final serão distintas e podem ser otimizadas com o uso de soluções inteligentes.

Finalmente, recursos inovadores também podem apoiar empresas na otimização de sites que atendam de modo mais direto às buscas feitas por consumidores e profissionais. Com ferramentas que potencializam o SEO tanto de produtos quanto de conteúdos que auxiliam na conversão, as empresas do setor automotor, definitivamente, poderão estabelecer presenças mais fortes no ambiente digital.

E tudo isso tende a se traduzir em um aumento de faturamento e receita. Não se trata, aqui, de abandonar vendas canais tradicionais, mas de entender que, com a transformação incessante do mercado, ganharão aqueles que souberem explorar melhor os caminhos abertos pelas novas tendências de consumo e marketing que se consolidam nos canais digitais, e contar com o apoio de uma autotech ajuda a atender essa transformação digital pela qual o mercado passa.

 

Autor: Iago Átila, Head & Founder do Compre Sua Peça.

 

 

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