Artigo: Oportunidade para falar de segurança e globalização

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“Algumas semanas após ter a oportunidade de começar a escrever para o Super Top Motor, eu recebi outro convite que também me deixou muito feliz: fui chamado para palestrar sobre Globalização na indústria automotiva no painel de mesmo tema, no encontro entre Governo Americano e a Indústria. O evento foi organizado pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE) e será realizado em Washington, no fim deste mês.

Trata-se do mais importante fórum de discussões entre a Indústria Automotiva e o Governo Americano, onde são discutidos os mais recentes e mais críticos tópicos sobre segurança veicular, controle de emissões de poluentes, homologação, certificação e assuntos regulatórios. Eu irei discursar sobre a estrutura regulatória automotiva global e os desafios para harmonizar esses regulamentos.

De acordo com um estudo publicado em julho do ano passado pelo Centro de Pesquisa Automotiva (CAR) de Ann Arbor, no estado de Michigan, Estados Unidos, a indústria automotiva incorreu com um custo anual de 3,3 a 4,2 billhões de dólares somente devido às diferenças entre regulamentos de segurança veicular entre Estados Unidos e Europa. Se considerarmos os custos relativos aos regulamentos de controle de emissões de poluentes e finalmente, se considerarmos que o cenário regulatório automotivo atualmente é muito mais complexo do que a antiga bipolarização Estados Unidos e Europa (por exemplo a interpretação específica de regulamentos na China, programas especificamente regionais como o INOVAR-Auto Brasileiro, etc.) esse custo seria muitas vezes maior. E apesar de essas diferenças regulatórias, ou de processos de homologação ou certificação terem um impacto tão relevante na economia mundial, muitas vezes, as mesmas não refletem em diferenças significativas para a redução de emissão de poluentes, nem para aumentar a segurança nas estradas.

O desafio é enorme, pois cada país enfrenta seus próprios desafios, o que muitas vezes reflete-se em regulamentações específicas, além da influência dos fatores históricos de como cada sistema regulatório e de homologação foi criado em suas respectivas localidades. Porém, não podemos deixar de persistir no ideal de fomentar a comunicação entre as agências regulatórias e promover a harmonização de regulamentos e de processos homologativos, visando sempre a melhoria real na segurança veicular e no controle de emissões.”

Autor: Henrique Resaffa Martins

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Henrique Resaffa Martins (hresaffa@gmail.com) é o responsável pelas áreas de Homologação Certificação e Assuntos Regulatórios de uma montadora multinacional. Nesta posição, Henrique Martins é responsável por liderar a globalização da empresa e representa-la perante todas as agências reguladoras dos EUA, Europa e América do Sul. Antes disso, Henrique Martins ocupou vários cargos nas áreas de segurança veicular, homologação, certificação e assuntos regulatórios, no Brasil e em diversos outros mercados como Estados Unidos, Europa, Austrália e China. Ele também é autor de importantes publicações nas áreas de segurança de veículos, certificação e homologação.

Nascido em São Paulo, SP, Henrique R. Martins é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Politécnica de São Paulo e possui MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Salvador.

Ele trabalha em Troy Michigan, EUA.

 

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