Artigo: “Regulamento de segurança exige carros mais barulhentos”

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“É verdade, você não leu a notícia o título deste artigo de forma errada… Ao fim deste artigo, você vai entender que o regulamento faz sentido.

Em 14 de dezembro de 2016, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária Norte Americana (a sigla em inglês é NHTSA) publicou no Registro Federal uma norma (FR), a Norma de Segurança Federal para Veículos Motores, ou usando a sigla em inglês, FMVSS 141, estabalecendo requisitos mínimos de som para veículos híbridos e elétricos. Esta norma ajudará a garantir que os deficientes visuais e outros pedestres sejam capazes de detectar e reconhecer veículos híbridos e veículos eléctricos.

Esta FMVSS aplica-se aos veículos híbridos que são capazes de se locomover em modo “puro elétrico” e obviamente também aplica-se aos veículos elétricos.

Pedestres têm mais dificuldade de detectar veículos híbridos ou puro elétricos em baixas velocidades do que veículos com motores de combustão interna pelo motivo dos primeiros emitirem muito menos ruídos.

Já em velocidades mais altas o ruído do pneu e do deslocamento de ar são os principais contribuintes para a produção de ruído de um veículo, de modo que os sons produzidos por híbridos e puro elétricos são semelhantes ao produzido por um veículo com motor de combustão interna.

Antes de colocar em prática um novo regulamento, a NHTSA sempre publica um Aviso de Proposta de Novo Regulamento (NPRM) que é sujeito ao comentário público. A NPRM da FMVSS 141 foi emitida em 14 de janeiro de 2013. Depois de quase quatro anos de análises, o regulamento passa finalmente a valer. No caso, a data que entrará em vigor é 13 de fevereiro de 2017 e começa a ser exigida a partir de 1º de setembro de 2018 (para uma porcentagem mínima de veículos híbridos e elétricos produzidos a partir dessa data) e chegando a 100% de conformidade até 1º de setembro de 2019.”

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Autor: Henrique Resaffa Martins

Henrique Resaffa Martins (hresaffa@gmail.com) é o responsável pelas areas de Homologação Certificação e Assuntos Regulatórios de uma montadora multinacional. Nesta posicao, Henrique Martins é responsável por liderar a globalização da empresa e representa-la perante todas as agências reguladoras dos EUA, Europa e América do Sul. Antes disso, Henrique Martins ocupou vários cargos nas areas de seguranca veicular, homologacao, certificacao e assuntos regulatorios, no Brasil e em diversos outros mercados como Estados Unidos, Europa, Australia e China. Ele também é autor de importantes publicações nas áreas de segurança de veículos, certificação e homologação.

Nascido em São Paulo, SP, Henrique R. Martins é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Politécnica de São Paulo e possui MBA em Gestao de Pessoas pela Universidade Salvador.

Ele trabalha em Troy Michigan, EUA.

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