por Mario Cássio Maurício
Uma das principais etapas nos processos de contratação de seguros para automóveis é a vistoria prévia. O procedimento tem como principal finalidade identificar as características e condições reais do veículo, com o apontamento de avarias existentes, como danos estruturais (lataria e pintura), identificação dos acessórios, além de avaliar os dados técnicos, como marca/versão, ano/modelo. O método é transparente, e traz diversos benefícios à companhia seguradora.
Ainda que o procedimento avalie critérios importantes, que podem resultar na recusa da proposta de uma apólice, a periodicidade da contratação desses serviços tem diminuído. Antigamente, eram realizadas vistorias em intervalos de três anos. Hoje, a maioria das seguradoras ampliou este período podendo chegar a até 10 anos. Com o acréscimo, estima-se que 60% da frota segurada não passam por vistorias especializadas.
É importante alertar que, ao assumir essa posição, a companhia fica mais suscetível a riscos, como possíveis fraudes e perdas financeiras no momento da indenização, impactando negativamente nos negócios. De acordo com a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros), em 2012, as fraudes chegaram a representar 20% do custo total das seguradoras em geral, o equivalente a R$ 341 milhões.
Em muitos casos, as companhias desconhecem os números reais e as despesas que poderiam ser evitadas se fossem realizadas vistorias prévias anuais ou em menor intervalo de tempo. Por isso, temos divulgado esses dados de forma massiva. É importante esclarecer que, somente em 2013 a cada R$ 1,00 investido pela companhia, a DEKRA trouxe R$ 172,00 em seleção de risco para o Mercado Segurador. Portanto, todas as empresas que atuam no segmento devem estar atentas às ações dos golpistas. Uma das maneiras mais eficazes de prevenção é a realização da vistoria prévia.
Com este propósito, a DEKRA tem investido em grandes plataformas tecnológicas priorizando a melhoria dos processos, otimizando os serviços prestados e se apresentando como uma solução nacional para o marcado segurador e financeiro.
Mario Cássio Maurício, integrante do Management Team Automotive – Comitê de Gestão responsável por coordenar as atividades da DEKRA Brasil