Algumas metodologias facilitam o dia a dia da oficina e tornam o atendimento mais eficiente, assim como o rendimento do prestador de serviços
O termo ‘O barato sai caro’ sempre esteve na moda. Mesmo passando gerações e gerações, ele continua em alta, na boca do povo. Afinal, é normal encontrar lojas e oficinas, assim como postos de abastecimento, oferecendo um produto ou serviço por um valor muito abaixo do praticado no mercado. O comerciante que joga o preço lá embaixo pensa que está ganhando, mas na verdade ele está vendendo mais de um produto de baixa qualidade e com um prazo curto de garantia. Ou seja, volume alto, baixa lucratividade e aumento de possíveis reclamações. Vale a pena?
Então, agora é uma época em que a maior parte dos motoristas procura uma oficina. Muitos porque querem viajar às vésperas das festas de fim de ano e outros por terem comprado veículos seminovos durante o ano, uma vez que o zero-quilômetro ficou em alta. Como atender todos com excelência?
Veja seis mandamentos para acolher bem:
1. Ofereça serviços diferenciados. Uma das formas de ampliar a rentabilidade da oficina é realizar mais atendimentos. Para que isso aconteça é importante disponibilizar diversos tipos de serviços aos clientes. Se você já trabalha em duas ou três áreas, busque mais uma especialização.
2. Confiança e atestado de conhecimento são importantes. É uma das formas de comprovar que se está gabaritado para executar o serviço. Se ganha mais credibilidade mostrando os certificados de especialização e de treinamento.
3. Hora da entrega. É muito comum o cliente chegar à oficina no dia marcado e ser surpreendido com a não finalização do serviço. Lembre-se que seu cliente se planejou para pegar o carro na data e hora marcada. Vale dizer que o cliente de hoje representa muitos serviços futuros. Não só por ele, mas também pela indicação.
4. Qualidade não pode faltar. Entregar um serviço malfeito é pior para o cliente e para a oficina. O veículo acaba voltando, ocupando espaço e demandando mais mão de obra. Procure minimizar as possibilidades de o cliente retornar à oficina, fazer testes exaustivamente e ver se não existe outro problema.
5. Internet das coisas. As redes sociais são importantes para quem quer vender mais na oficina. Se for possível, venda algumas peças do seu interesse na internet. Use as redes sociais para fazer divulgações e para manter o relacionamento com o cliente.
6. Preços. Saiba precificar. O valor cobrado deve suprir os custos daquela tarefa e ter um percentual de lucro satisfatório, mas não abusivo. Dessa forma o cliente ficará satisfeito e irá se sentir confiante ao contratar sua oficina para solucionar problemas futuros. Se você optar por fazer o contrário, o cliente tende a se sentir explorado e a criar uma imagem negativa da empresa.
Pensando em todo este cenário, a Maxxi Trainning Academy, plataforma de capacitação e atualização técnica dos profissionais do setor automotivo brasileiro, elaborou em conjunto com a Monroe, um treinamento que trabalha com argumentos de vendas. Entre os temas apresentados estão: Principais tipos de clientes; Como lidar com as emoções na hora da venda; Principais etapas no processo de vendas, entre outros.
Totalmente gratuita, a transmissão ocorre em 7 de dezembro, às 20h. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.maxxitrainning.com.br
AGENDA
6 de dezembro – COFAP – Amortecedor para Linha Leve
6 de dezembro – BOSCH – ABS, Fluído de freio e Fricção para Linha Leve
7 de dezembro – MONROE – Negociação – Argumentos que geram valor e venda
7 de dezembro – BOSCH – Tecnologia em bombas de combustível para Linha Leve
9 de dezembro – BOSCH – Sistemas de Pós-Tratamento Diesel