ATOS, Dassalt Systèms, Grupo Renault, STMICROELECTRONICS e Thales se unem para criar a “Software République”

 Cinco líderes em suas áreas de atuação assentaram as bases deste novo ecossistema aberto para a mobilidade inteligente e sustentável

Elie Girard, Bernard Charlès, Luca de Meo, Jean-Marc Chéry e Patrice Caine, respectivamente CEOs das empresas Atos, Dassault Systèmes, Grupo Renault, STMicroelectronics e Thales anunciaram hoje sua intenção de unir forças para criar a “Software République”, um novo ecossistema de inovação em mobilidade inteligente. Por meio do compartilhamento de suas expertises complementares, os parceiros pretendem desenvolver e comercializar juntos sistemas e software para oferecer opções de mobilidade mais ricas e sustentáveis para as cidades, regiões, empresas e cidadãos.

A inteligência artificial, cibersegurança, conectividade, eletrônica embarcada e a tecnologia de gêmeos digitais vão contribuir para a excelência destes novos produtos e serviços. Este ecossistema de inovação aberta fundado por cinco líderes nas áreas automotiva e de tecnologia poderá acolher novos membros e desenvolver colaborações abertas.

Uma questão de soberania
A mobilidade está se transformando e oferecendo novas oportunidades. De acordo com a consultoria Boston Consulting Group, o mercado mundial da mobilidade vai crescer 60% até 2035, atingindo 11.000 bilhões de euros. Este crescimento é motivado principalmente pelo surgimento de rupturas tecnológicas – veículos elétricos, novos componentes, novos serviços pós-venda e outros serviços com valor agregado – cuja participação vai passar de 5% para 45% do mercado mundial da mobilidade[i]. Os grandes players industriais em outros continentes, com o apoio de seus respectivos governos, já estão se posicionando para desenvolver grande parte destas novas tecnologias, graças a estratégias de integração reforçada. Hoje, os membros fundadores da Software République expressaram a urgência para a França e a Europa de construir coletivamente um ecossistema sustentável, para assegurar sua soberania nessa área.

Três grandes áreas de cooperação
Para desenvolver e comercializar em conjunto os sistemas de mobilidade inteligente que permitam disponibilizar opções de mobilidade adaptada e ágil, foram identificadas três grandes áreas de cooperação:
– Sistemas inteligentes para facilitar a conectividade protegida entre o veículo e seu ambiente digital e físico.
– Sistemas de simulação e gestão de dados para otimizar os fluxos para os territórios e empresas.
– Um ecossistema de energia para simplificar a experiência de recarga.

A título de exemplo, os temas seguintes estão sendo discutidos pelos parceiros da Software République :

Plug and Charge 
Desenvolver novas tecnologias e serviços para permitir que um carro elétrico, conectado em um terminal compatível, seja reconhecido automaticamente, fazendo uma recarga faturada qualquer menor intervenção do usuário.

Otimização dos fluxos de mobilidade para os territórios 
Facilitar o acesso e simulação de trocas de informações de mobilidade, de forma instantânea e aberta nas cidades e regiões, permitindo que:
– O Consumidor sempre escolha a melhor estratégia de mobilidade em função do tempo, conforto ou gestão da energia.
– Os operadores ampliem seus serviços.
– Os órgãos públicos simulem e implementem cenários de mobilidade, como a gestão de emergências, eventos, etc.
– Os urbanistas possam melhor antecipar o planejamento do uso do território.

Para favorecer a inovação, a Software République também buscará criar um fundo de investimento para financiar as startups mais promissoras e uma incubadora, para hospedar startups na área de tecnologias de mobilidade inteligente, onde terão acesso a um ambiente virtual colaborativo de desenvolvimento e experimentação, bem como mentoria por meio de uma rede de valor. Para lançar o ecossistema para startups e universidades, os parceiros da Software République preveem organizar um “data challenge” para contribuir no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade do amanhã: elétrica, conectada e autônoma.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes