A Audi ,junto com a parceira chinesa SAIC, vai desenvolver uma nova plataforma para carros elétricos. A empresa alemã considera esta nova plataforma como uma arma para aumentar suas vendas no mercado chinês.
Será utilizada a nova arquitetura Advanced Digitalized Platform que gerará veículos 30% mais rápidos.
Os primeiros serão lançados em 2025 e serão “inteligentes” e menos poluidores.
Atualmente a Joint Venture entre Audi e SAIC fabrica os SUVs elétricos Q4 e-tron e Q5 na plataforma MEB.
A Audi lançará também novos modelos na plataforma PPE (Premium Platform Electric) com a chinesa FAW através da Joint Venture que a empresa tem com o Grupo Volkswagen.
MONOPÓLIO CHINÊS NA PRODUÇÃO DE BATERIAS
Na China a construção de fábricas de baterias para equipar os carros elétricos chega a superar a demanda.
Em 17 de maio a Agência Internacional de Energia (IEA) publicou um relatório que destaca que a China detém 85% da capacidade global na produção de células de baterias. Em 2023 a capacidade local já era o dobro do volume necessário para atender a demanda.
Está situação deverá favorecer a redução de preço das baterias, atualmente muito caras. Além disso parte da produção será direcionada à exportação favorecendo a aceleração das melhorias climáticas com o maior volume de carros elétricos.
TOYOTA DO BRASIL BATE RECORDE DE EXPORTAÇÕES
A Toyota do Brasil, desde 1999, exporta veículos produzidos aqui no Brasil. Neste ano de 2024 alcançou a marca de 700 mil veículos vendidos para 22 países.
“Estamos orgulhosos de atingir esta marca histórica ao longo de 25 anos,o que nos coloca na liderança de exportação de carros.”, disse Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Alguns números da Toyota do Brasil:
- 2019 foi o ano de maior volume com 100.000 unidades exportadas.
- 2023 foram exportados 82.419 veículos, dos quais 31.700 do modelo Corolla Cross.
- O Toyota Corolla Cross, produzido desde 2021 é o primeiro híbrido do mercado.
- A Toyota possui fábricas em Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba no Estado de São Paulo.
- As fábricas produziram em 2023 um total de 212.285 veículos.
NOVO PEUGEOT 2008 GT 2025 FLAGRADO NA ARGENTINA
A versão top de linha do novo Peugeot 2008 GT 2025 foi flagrada sem camuflagem próximo à fábrica da marca em El Palomar, Argentina.
O novo Peugeot contará com motor 1.0 Turbo Flex T200 com potência de 125 cv e torque de 20,4 kgfm. O câmbio automático CVT simula 7 marchas virtuais.
Na dianteira o novo Peugeot 2008 GT reestilizado mantém os faróis atuais com grade ligeiramente maior. As luzes DRL dentes de sabre foram trocadas por três barras que simulam as garras de um leão. O parachoque na parte inferior tem duas partes com entradas de ar em elementos filtrados.
Na traseira a única alteração são as novas lanternas translúcidas.
No Iiterior na base do volante, revestido em couro, está estampado o modelo e o painel tem um aplique simulando fibra de carbono.
O SUV compacto já está em produção e chegará ao mercado no segundo semestre.