Ao fim de quase quatro anos de terem sido introduzidos na gama dos modelos da Audi, o A1 e o A1 Sportback vão receber uma ligeira atualização. As modificações incluem pequenas alterações no design, uma gama de motores renovada e ainda algumas novidades técnicas.
Foram poucas as mudanças no design, justificadas também pelas vendas de 500 mil unidades desde o seu lançamento. Os para choques foram redesenhados e contam agora com uma grade hexagonal, um grafismo dos faróis revisto, soleiras mais definidas abaixo das portas, além de uma traseira com um novo para choques e design das luzes.
Estas pequenas alterações fizeram com que o comprimento do novo A1 aumentasse 20mm, para um total de 3980mm. A nova gama do Audi A1 e A1 Sportback recebe ainda duas novas versões de acabamento, design e sport, que vão oferecer ainda mais possibilidades de personalização.
A família de motores do A1 foi totalmente renovada e, de acordo com a Audi, vai contar com seis motores: quatro motores TFSI a gasolina de injeção direta e dois motores a diesel TDI. A marca alemã afirma que os motores são completamente novos ou foram bastante atualizados.
Duas das estreias na gama de motores da Audi são os motores 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta a gasolina e o 1.4 turbo de três cilindros common rail a diesel. Os dois foram recentemente introduzidos na gama do Volkswagen Polo. O 1.0 TFSI tem uma potência de 95cv e, equipado com ele, a versão três-portas do A1 tem um consumo médio de 4,3l/100km e produz emissões de CO2 de 99g/km. Já o novo motor diesel de 90cv, que será a base da primeira versão ultra do A1, é ainda mais eficiente, com um consumo médio de 3,4l/100km e emissões de CO2 de 89g/km.
O motor a gasolina 1.4 de injeção direta será disponibilizado com duas variantes de 123 e 148cv. A estas duas opções juntam-se ainda os motores 1.6 common rail diesel de 114cv e o motor a gasolina 1.8 de injeção direta de 189cv.
O S1 e o S1 Sportback mantêm-se no topo da gama equipados com o mesmo motor 2.0 TFSI de quatro cilindros e injeção direta. Os 231cv de potência do motor permitem que atinjam os 100km/h em apenas 5.8 e 59 segundos, respetivamente, e uma velocidade máxima de 250km/h.